O município de Cabo Frio fecha o primeiro semestre de 2021 com uma queda de 78,4% nos casos de pacientes internados pela Covid-19, e de 41,7% nos óbitos causados pela doença. Os dados são referentes à semana epidemiológica de 13 a 19 de junho, no comparativo com a semana de 10 e 16 de janeiro deste ano, período que antecedeu a Campanha de Vacinação contra o Coronavírus.
De acordo com levantamento feito pelo setor da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, a maior redução em casos de internação e óbitos foi na faixa etária de 80 anos ou mais: são 90% a menos. Na população de 70 a 79 anos também houve redução de 90% dos óbitos e de 66,7% das internações. Já na faixa etária de 60 a 69 anos, a queda foi de 75% nos casos de internações.
O resultado positivo, com a queda da gravidade das infecções, de acordo com a Secretaria de Saúde, é devido às medidas restritivas para evitar a disseminação do vírus e ao andamento da vacinação.
Até o momento, 82,11% da população com 70 anos ou mais já recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19 em Cabo Frio. Neste público-alvo, 2.773 mil pessoas que tomaram a primeira dose, e que já estão no período para aplicação da segunda, ainda não voltaram aos postos de saúde.
Na faixa etária de 60 a 69 anos, estão sendo esperadas 17.742 pessoas para a segunda dose neste mês de julho. Em agosto, a previsão é de que 8.939 pessoas do grupo prioritário de comorbidades, deficientes permanentes e profissionais de educação recebam a segunda dose do imunizante. Entre o público de 50 a 59 anos, 10.434 pessoas receberão a segunda dose em setembro. A Secretaria de Saúde esclarece que esse número vai aumentando conforme avança a vacinação no município.
A Prefeitura de Cabo Frio alerta sobre a importância da população tomar a segunda dose. O intervalo da vacina Coronavac/Butantan é de 28 dias. Já entre as doses das vacinas AstraZeneca e Pfizer é de 12 semanas. Caso a pessoa contraia a doença, deve-se aguardar 30 dias após o resultado do exame positivo para dar continuidade ao esquema vacinal.
“A segunda dose é muito importante, pois aumenta a proteção contra a Covid-19 e ajuda a prolongá-la. Quem perdeu o prazo da aplicação, também deve comparecer para se vacinar. O estoque de imunização é separado em primeira e segunda dose, e as vacinas ficam reservadas. O avanço da imunização é uma ação conjunta e conta também com cada cidadão que se vacina conforme o calendário, tomando a primeira e segunda doses da vacina”, explica Felipe Fernandes, secretário de Saúde.
Além de todas as ações do município, como reforço no teste para identificação do diagnóstico e demais medidas de prevenção, a Prefeitura de Cabo Frio alerta que o mais importante e eficiente é a conscientização da população, que deve evitar aglomerações, utilizar máscara e seguir as recomendações dos profissionais de saúde.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.