Foi realizada na noite de terça-feira (17) uma operação de fiscalização nos sistemas de esgotamento sanitário operados pela concessionária Prolagos, em São Pedro da Aldeia. A ação foi conduzida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca, por meio do Núcleo Especial de Fiscalização de Saneamento, com o objetivo de monitorar o funcionamento das caixas de captação e estações elevatórias após as 18h, período de maior geração de esgoto domiciliar no município.
Durante a vistoria, que percorreu o sistema desde o Centro até o bairro Baleia, também foram fiscalizadas áreas críticas nos bairros Campo Redondo, Baixo Grande, Ponta do Ambrósio, Vinhateiro e São João.

De acordo com o fiscal ambiental Guilherme Tavares de Mello, foram identificados dois pontos de extravasamento de esgoto na rede situada entre os bairros Ponta do Ambrósio e Vinhateiro. A concessionária foi imediatamente acionada para adotar as medidas emergenciais necessárias para conter os vazamentos.
A Secretaria informou que irá notificar formalmente a Prolagos e abrir um procedimento administrativo para apurar as responsabilidades pelos problemas constatados durante a operação. O RC24h entrou em contato com a concessionária, questionando se os responsáveis estão cientes da ação. Em nota, a Prolagos afirmou que “a concessionária prestará os devidos esclarecimentos assim que for notificada”.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.