21/12/2024 — 23:45
  (Horário de Brasília)

NOVO PROTESTO: Moradores do Peró, em Cabo Frio, reclamam de falta de energia há três dias

Outras cidades da Região dos Lagos seguem enfrentando falta de eletricidade nesta quarta-feira (18). Manifestações também foram registradas em Búzios

Compartilhe

Moradores do Peró, em Cabo Frio, bloquearam a Rua do Coutrim nesta quarta-feira (18) em protesto contra a falta de energia elétrica, que já dura três dias, causando inúmeros transtornos. Eles classificaram a situação como “uma vergonha”, reflexo dos problemas enfrentados após a forte tempestade que atingiu a Região dos Lagos na segunda-feira (16). Enquanto o bairro sofre com essa realidade, outras áreas da cidade, assim como os municípios vizinhos Arraial do Cabo, Búzios e São Pedro da Aldeia, também enfrentam dificuldades relacionadas à falta de energia, afetando até meios de comunicação, como a sede da Estação 104 FM.

Segundo a Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região, o problema foi causado pelas “fortes chuvas, acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento, que derrubaram galhos e árvores sobre a rede elétrica”. A empresa também informou que foram registrados “ventos entre 65 km/h e 85 km/h, além de mais de 2.350 raios”.

A concessionária destacou que 99,4% dos clientes afetados já tiveram o fornecimento restabelecido, mas os 0,6% restantes relatam prejuízos devido à demora na solução do problema.

Em Arraial do Cabo, localidades como o Centro e o bairro Praia Grande ainda enfrentam falta de energia. De acordo com a prefeitura, diversas árvores caíram sobre as fiações elétricas. Ainda na noite de segunda-feira, representantes do Procon municipal se reuniram com a Enel, cobrando mais rapidez para resolver a situação.

Em São Pedro da Aldeia, bairros como Alecrim, Morro dos Milagres, Balneário, Centro, Nova São Pedro e Porto da Aldeia continuam parcialmente sem energia. A prefeitura informou que mantém contato constante com a concessionária, que afirmou estar “trabalhando em diversos pontos para restabelecer a eletricidade”.

Já em Cabo Frio, vários bairros ainda estão sem energia elétrica. No Peró, moradores protestaram na Rua do Moinho nesta quarta-feira à tarde, reclamando da demora no restabelecimento. Até mesmo o maior mercado do bairro está sem luz há mais de 40 horas. Pela manhã, moradores do bairro Guriri também realizaram um protesto, fechando uma estrada local e gritando “queremos nossa luz”. A Polícia Militar esteve no local para acompanhar a manifestação. Outras áreas, como Jardim Esperança, São Cristóvão e Reserva do Peró, também registram falta de energia.

Em Búzios, moradores do bairro Tucuns realizaram protestos contra a ausência de eletricidade. Na tarde desta quarta-feira, a principal via do bairro foi bloqueada, impedindo o tráfego. Manifestantes chegaram a atear fogo em pneus para interditar a via, segundo informações do Jornal Folha de Búzios. O mesmo ocorreu na noite de terça-feira (17).

A falta de energia em Búzios também afetou meios de comunicação, incluindo a Estação 104 FM.

Nesta quarta-feira pela manhã, a Enel informou que “acionou seu plano de emergência e conta com reforço de equipes em campo para realizar os reparos necessários e restabelecer totalmente o serviço”. A concessionária explicou que, em alguns casos, “o trabalho dos técnicos é mais complexo, seja reconstruindo trechos da rede elétrica danificada ou atuando em áreas de difícil acesso”.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo