Nos bastidores da política de Cabo Frio as alianças partidárias começam a se definir para as eleições de 2024. Dias depois do ex-vereador e ex-prefeito interino, Aquiles Barreto (PSD) se posicionar ao lado do deputado estadual Dr. Serginho (PL) chegou a vez do ex-deputado Janio Mendes fechar com o PT e articular com os demais grupos progressistas da cidade.
Em foto publicada em sua rede social com o pré-candidato Rafael Peçanha (PT) na noite desta segunda-feira (8), Janio confirma construção política ao lado do petista. Inclusive, questionado, Rafael responde: “Isto já está firmado! PT e PDT vão caminhar juntos! A chapa para disputar o executivo ainda não foi definida, mas vamos construir um programa de governo e discutir a composição majoritária.”
Especulava-se nos grupos petistas que a chapa dos sonhos seria a viúva de José Bonifácio, a médica e vice-presidente do PDT, Ana Valadão, como vice-prefeita.
Sobre o burburinho, Peçanha confirma o seu desejo: “Eu, particularmente, adoro a Ana! Como pessoa, profissional e militante. Ficaria radiante em tê-la ao nosso lado, mas a decisão é autônoma do PDT.”
O Portal entrou em contato com Janio Mendes e indagou sobre a possibilidade do nome Ana Valadão para vice-prefeita, e ele reiterou a possibilidade, mas afirmou que os nomes ainda não estão definidos:
“É uma possibilidade, mas não é da vontade dela vir candidata, no entanto, ela desempenha um papel importantíssimo e relevante no quadro da militância do PDT. Nosso projeto de governo é repetir o que é uma verdadeira política com uma frente que vai eleger vereadores e dando a oportunidade de continuar o planejamento de crescimento econômico e financeiro iniciado no governo do José Bonifácio.”
PT e PDT tentam apoio de Marquinho Mendes
Sobre a construção e a interlocução com outros partidos ele afirmou que caminhará com o PT mas que está buscando apoio de outras frentes: “Estamos convidando outros grupos políticos da cidade, como o do emedebista Marquinho Mendes, por exemplo. Buscamos uma chapa alternativa para uma disputa de dualidade.” O líder do PDT também comentou sobre a extrema direita da cidade:
“Hoje em Cabo Frio temos duas pré-candidaturas bolsonaristas. Uma original do deputado estadual Dr. Serginho (PL) e uma genérica que é a da Magdala Furtado (PL) que por ora também tenta se infiltrar no campo da esquerda. Hoje o que se faz presente em Cabo Frio é uma união política pela ideologia de pensamento no campo progressista ou por ameaça do outro lado, gerando uma divisão dentro da extrema direita com o objetivo de se estabelecer como uma hegemonia plena”, concluiu Janio.
Agora resta saber para que lado vai Magdala Furtado. Só falta arrumar o partido. Até onde se sabe, ela só tem o PSB já que a tentativa de conseguir o apoio do PT cabo-friense por meio do deputado federal Washington Quaquá (PT) ainda não teve sucesso.