Início Política NOVO DECRETO/ Governador estende para todo Estado do RJ as restrições da...

NOVO DECRETO/ Governador estende para todo Estado do RJ as restrições da capital

O governador em exercício do Rio, Cláudio Castro (PSC), vai estender para todo o estado, com pequenas alterações, as medidas restritivas contra a Covid-19 adotadas esta semana no Município do Rio. Anúncio foi feito durante coletiva, no início da tarde desta sexta-feira (12).

"Fica vedada a permanência em área e praças públicas das 23h às 5h. A circulação está permitida", leu Castro.

Bares e restaurantes terão de fechar às 23h. "Mas cada município terá autonomia para reduzir esse horário", ressaltou o governador. Na capital, o expediente tem de ser encerrado às 21h.

“O decreto estadual é um balizador da política pública. Cada município tem suas especificidades. O estado está fazendo um papel regulador da política pública”

Castro destacou que continua "contra o lockdown enquanto não for necessário".

"A vida das pessoas passa por várias searas diferentes, emprego é uma delas. Ouvir a cadeia produtiva é fundamental, eles têm funcionários, clientes, e eles são seres humanos. Trouxemos a cadeia produtiva para dentro do processo porque eles são fundamentais”, destacou.

"A situação é de 52% em taxa de enfermaria e 54% na de CTI. Esse não é o único dado que seguimos. Observamos um aumento de 30% na procura por atenção básica, nos últimos 10 dias. Isso acendeu a luz amarela", completou.

Escalonamento no comércio

Presidente da Fecomércio, Anônio de Queiroz, também na coletiva, deu detalhes sobre um plano de "escalonamento" para o comércio. Segundo ele, haverá a separação entre comércio de rua e serviços, e comércio de shopping.

"Nós fizemos a separação entre comércio de rua e serviços, e comércio de shopping. Serviços e comércio de rua vão abrir a partir das 8h30 até 17h30. O shopping será de 10h30 até 22h. Com isso, diluímos a ida para o trabalho e volta para casa", afirmou Queiroz.

Confira as medidas:

– Vedada circulação em áreas públicas entre 23h e 5h;
– Bares e restaurantes podem funcionar até 23h com 50% da capacidade, municípios podem restringir este horário;
– Serviço de delivery sem limitação;
– Comércio funcionará em horário escalonado;
– Vedada veda de bebida alcoólica em banca de jornal;
– Zoológicos, parques, academias e espaço de recreação infantil devem funcionar com 50%;
– Ampliação ao incentivo ao home office, principalmente para idosos e pessoas com comorbidades.

*Com G1

**matéria em atualização

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -

Mais Lidas

Skip to content