Novas imagens do lobo-marinho resgatado no dia 4 de agosto, na Praia Grande, em Arraial do Cabo, foram divulgadas. Ele segue recebendo acompanhamento veterinário na base do Instituto BW (IBW). O animal foi encontrado debilitado e, desde o resgate, permanece sob cuidados para garantir sua recuperação.
A ação foi realizada por equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES), iniciativa exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama. O programa monitora diariamente a ocorrência de encalhes de aves, quelônios e mamíferos marinhos, identificando as possíveis causas e verificando se há relação com as atividades de petróleo e gás na região.
Nos casos em que o animal é encontrado com vida, como ocorreu com o lobo-marinho, é realizado atendimento médico-veterinário. Já quando não sobrevive, são feitos exames necroscópicos. O projeto também mantém ações de educação ambiental voltadas à conscientização da comunidade.
A recomendação é para que moradores e banhistas não se aproximem nem toquem em animais debilitados. Em caso de avistamento, o contato deve ser feito pelo telefone 0800 991 4800.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.