Ações melhoram o sistema de saúde do distrito de Tamoios em Cabo Frio


Rosane Tito

A população de Tamoios comemora as novas ações implantadas no funcionamento do sistema público de saúde da localidade. A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da subprefeitura de Tamoios e da secretaria municipal de Saúde, promoveu uma reestruturação nos serviços oferecidos à população.

Segundo a superintendente de saúde do Distrito, Rosane Tito, que atualmente também acumula a função de diretora geral da UPA de Tamoios, todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), agora possuem, além dos médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, aparelhos de eletrocardiograma, atendimento odontológico e coleta para exames laboratoriais.

- A nossa luta é pela humanização no atendimento aos pacientes. Buscamos verdadeiramente resgatar a dignidade de nossa gente ? comentou Rosane Tito.

A superintendente afirmou ainda que o Hospital de Tamoios e os postos de saúde de Unamar e Santo Antônio já oferecem vários tipos de exames aos moradores. A relação inclui ecocardiograma com doppler; endoscopia digestiva alta; teste de urease e biopsia; prova de função pulmonar; ultrassonografia com doppler morfológico e outros tipos de doppler; eletrocardiograma com mapeamento; além de consultas com alergistas, testes alérgicos e distribuição de vacinas, tudo gratuito.

Marcação de consulta é de segunda a sexta - A marcação de consulta é feita de segunda a sexta-feira sempre a partir das 6h, não havendo necessidade do paciente chegar antes do horário. A exceção é a marcação para psiquiatria, especialidade que vem funcionando de segunda a sexta-feira nos postos de saúde em Tamoios, na qual o paciente pode efetuar as marcações por agendamento prévio,  sem a necessidade de enfrentar filas.

Nos postos também é possível se consultar com cardiologistas, geriatras, clínicos gerais, pediatras, urologistas, ginecologistas, dermatologistas, ortopedistas, pneumologistas, otorrinos, neurocirurgiões e neuropediatras, endocrinologista, gastroenterologista, psiquiatras, nutricionistas e oftalmologistas.

O Hospital de Tamoios, a pedido da população, voltou a funcionar também para internações de baixa complexidade, alem do atendimento diário com clínicos gerais e pediatras.

Para se consultar nos postos de saúde no Distrito de Tamoios, é necessário apenas ter prontuário no local. Uma informação importante: devido ao incêndio que ocorreu no mês de junho no posto de saúde de Unamar, cerca de 18 mil prontuários foram destruídos. Os pacientes que ainda não fizeram o seu recadastramento precisam comparecer ao posto para providenciar o novo prontuário e poder utilizar os serviços ambulatoriais oferecidos. Até o momento cerca de 10 mil prontuários já foram refeitos.

 O recadastramento continua sendo feito de segunda à sexta-feira das 8h às 17h, sendo necessário a apresentação do documento de identidade, CPF, comprovante de residência e o antigo cartão do paciente, que contém o número do prontuário anterior.
Categorias: Geral

Fotos da notícia




Outras notícias