FOTÓGRAFO ALDEENSE FATURA O 2° LUGAR EM CONCURSO DE FOTOGRAFIA


Foto de Junior é
premiada em 2º lugar


A comissão julgadora do terceiro concurso cultural Olhares sobre o Patrimônio Fluminense divulgou no ultimo dia 25, os premiados nas modalidades fotografia e poesia durante o III Encontro do Patrimônio Fluminense, no Palácio Itaboraí, em Petrópolis/RJ.

O fotógrafo Junior Silgueiro (Waldemir Silgueiro Junior), de São Pedro da Aldeia, conquistou o prêmio de 2° lugar pela comissão julgadora com a foto ?Queda?, onde mostra a atual situação em que se encontra a Casa dos Azulejos. ?O tema em que a foto foi premiada, Fragmentos de Memória, pedia demonstrações de patrimônio cultural que estivesse fragmentado ou ameaçado. A Casa dos Azulejos é um casarão histórico que já teve seus dias de glória, inclusive hospedando a Princesa Isabel, mas que hoje passa por maus momentos.?

Vencedora
O bem, tombado em 2006 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural ? INEPAC, foi construído em 1847 pelo português Feliciano Gonçalves de Negreiros para ser a residência da família. Em estilo colonial, possui ao todo 16 dependências, pátio interno com cisterna e um belo portal ao fundo de onde se vê o pôr do sol na laguna Araruama. ?Pensei que o concurso seria uma bela oportunidade de mostrar a situação atual da casa. Os azulejos de mais de cento e sessenta anos da fachada estão descolando, e o azulejo da foto eu realmente o encontrei no chão. As pessoas precisavam saber disso?, disse Silgueiro.

O Estado do Rio de Janeiro reúne importantes manifestações, cenários e objetos reconhecidos como patrimônio cultural. Promover a valorização desses acervos e despertar a população para a necessidade de preservá-los foram os objetivos do concurso cultural ?Olhares sobre o Patrimônio Fluminense?, uma das ações promovidas pela Semana Fluminense de Patrimônio de 2013, evento realizado em Petrópolis, entre os dias 16 e 25 de agosto.

Veja também:http://juniorsilgueiro.tumblr.com/post/57654244159/procissao-na-festa-de-sao-pedro-padroeiro-da
Categorias: Geral

Fotos da notícia




Outras notícias