BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (18)

Região dos Lagos tem 48 candidatos a prefeito; Fake news em Cabo Frio acerta dois candidatos a prefeito; Deu espaço pra bate-boca em São Pedro da Aldeia; Amenizando 'estragos' em Búzios; Publicações são restringidas em Arraial do Cabo; O raio X das ilicitudes em Iguaba Grande; Ex-futura candidata alfineta prefeita de Araruama... E muito mais!


48 OPÇÕES

Uma coisa que não dá para reclamar nas Eleições municipais deste ano é variedade. Eleitores de Araruama, Arraial, Búzios, Cabo Frio, Iguaba e São Pedro vão ter, ao todo, 48 candidatos à Prefeitura para escolher. Búzios, sozinha, tem 13 postulantes à chefia do Executivo. Quatro desses 48 buscam a reeleição. Tem ainda dois eleitos em 2016, que perderam o cargo ao longo do mandato e, agora, contam com o voto para retomar o que a Justiça tirou. O Portal RC24h listou quem são e com que partidos estão todos esses candidatos oficializados em convenções partidárias. Só a informação orienta voto consciente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BATE EM CHICO E EM FRANCISCO

Trocando na frente nas pesquisas de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) e Dr Serginho (REP) foram vítimas de fake news esta semana, de divulgação antecipada de secretariado caso vençam as eleições em novembro. Ambos desmentiram qualquer formação possível de alto escalão de maneira antecipada. Isso, na verdade, mostra que o "autor da obra" não é nem do grupo do pedetista nem do republicano, visto que foi a mesma estratégia usada para tentar desqualificar os dois candidatos.

 

 

 

APOIO À ALIANÇA

Nesta sexta-feira (18), o deputado federal Chiquinho Brazão (Avante-RJ) esteve em Cabo Frio almoçando com o candidato a prefeito José Bonifácio (PDT). O almoço aconteceu no Galeto do Raimundo, na Praia de São Bento. Também compareceram ao encontro Valdir Aguiar, vice-presidente do partido, e Lucas Antunes, presidente do diretório municipal, além do vereador. No cardápio, recursos para Cabo Frio. O deputado selou o compromisso de engrossar as fileiras em apoio ao pedetista, se tornando mais um representante nessa intitulada Aliança do Bem. Chiquinho se comporimeteu em trazer recursos através de emendas parlamentares e ajudar José Bonifácio também com articulação política em Brasília. O objetivo do Avante, segundo Jefferson Vidal, "é fazer Cabo Frio avançar".

 

 

 

INSTAUROU PROCEDIMENTO

O Ministério Público acatou denúncia do vereador Rafael Peçanha (Cidadania) contra o prefeito de Cabo Frio Dr Adriano (DEM) sobre a "farra" de exonerações e nomeações realizadas entre agosto e setembro. O órgão vai instaurar um Procedimento Preparatório Eleitoral para apurar e colher provas. Segundo Rafael, a denúncia, realizada dia 28 de agosto, apresenta publicações que, ao contrário da justificativa oficial do governo, não apontavam redução de gastos, mas sim meras substituições ou "renomeações". "A lei permite exonerações e nomeações de cargos comissionados em período eleitoral. Porém, o conjunto da obra, composto pela sequência quase imediata entre demissões e contratações, anexados à desculpa esfarrapada do corte de gastos, parece apontar para uso eleitoral da máquina pública. Imediatamente denunciei e vou colaborar com o MP nas investigações", afirmou. Agora é esperar o resultado. 

 

 

 

15 MINUTOS COM MAGDALA

Na próxima segunda-feira (21) tem #15MinutosnoRC com a candidata a vice na chapa com José Bonifácio (PDT), Magdala Furtado (Podemos), e assim conhecer a empresária do ramo imobiliário em Tamoios. A solicitação para a entrevista foi da equipe de comunicação, uma vez que boa parte do eleitorado cabo-friense desconhece a figura de Magdala. Será uma boa oportunidade para destrinchar um pouco mais sobre a escolhida de Bonifácio. Vale destacar que ela foi escolhida por Zé, mas vinha sendo assediada por todos os candidatos para ser vice. Importante considerar que a entrevista será retransmitida pela fanpage da Rádio Costa do Sol FM. O público também poderá participar mandando suas perguntas.

 

 

 

A DOCINHO, O VICE E O ESCUSADO

A candidata a prefeita de São Pedro da Aldeia, Bia de Guga (MDB), foi fazer caminhada na tradicional feira que acontece toda sexta no município. Quem a conhece, sabe que Bia é um docinho, mas é mulher empoderada e sabe se posicionar. De que adianta a habilidade da nobre candidata, se carrega pessoas consideradas 'inábeis' no meio político de toda a Região dos Lagos - para além dos limites aldeenses? Um exemplo foi o que aconteceu na feira, quando o polêmico candidato a vereador Fábio Valente, ex-policial (expulso), com seus vídeos que têm dado o que falar na cidade, flagrou Bia e o vice-prefeito, Mauro Lobo, fazendo campanha. Ao tentar abordar a dupla, foi rechaçado de forma inoportuna. Bia fugiu, Mauro evaporou e quem ficou dando espaço para bate boca, criando desgaste na candidata, foi o "escusado marqueteiro", fazendo precisamente aquilo que não deveria. Com isso, deu palanque para Fábio que "deitou e rolou", fez o vídeo viralizar na Aldeia, se tornando o assunto mais comentado no canhão. Sextou, hein?!

 

 

 

 

AMENIZANDO ESTRAGOS

A vereadora Gladys Nunes (PSC) soltou novo vídeo na noite desta quinta-feira (17), numa live com o candidato a prefeito de Búzios Leandro do Bope (PDT) e a candidata a vice, Débora Costa (PDT), filha da vereadora. Na verdade, depois da repercussão do vídeo anterior em que Gladys aparece chorando e anunciando o apoio ao sargento em quem tanto já "bateu" dentro da Câmara, a parlamentar tentou uma mea-culpa e de alguma forma amenizar os estragos causados pelo outro. "Essa é a aliança que vai combater o mal", disse.

 

 

 

CHAPA FEMININA

Quem indicou sua candidata a vice-prefeita foi Joice Costa (PP), vereadora e candidata a prefeita de Búzios. O nome é o de Marilene de Azevedo Couto, comerciante da Praia de Geribá. Segundo Joice, Marilene tem os mesmos ideiais e propósitos para o balneário.

 

 

 

 

 

 

VIVO NA CAMPANHA

Quem soltou um vídeo no final da noite desta quinta-feira (17) para dizer que está vivo na campanha, apesar de ter sofrido o baque de uma busca e apreensão do Ministério Público Eleitoral em sua casa, há dois dias, foi Joãozinho Carrilho (PRTB). Disse que fez o esclarecimento por causa de adversários que "de forma suja e barata espalharam que eu não poderia concorrer (...) vocês vão ter que disputar comigo nas urnas!", disse ele.

 

 

 

MAPA POLÍTICO EM BÚZIOS

Finalizado o prazo das convenções partidárias e o anúncio de Gladys, já se desenhou mais ou menos um mapa político de Armação dos Búzios. De um lado, uma candidatura que conta com o suporte da máquina e do prefeito André Granado (MDB) - representado na figura de Joãozinho Carrilho (PRTB), que tem ainda o apoio da família - de força política histórica na cidade. De outro, as candidaturas ligadas às forças policiais - caso de Leandro do Bope/ Débora Costa (filha de Gladys Nunes), numa costura feita pelo marido de Gladys, Evandro Costa, policial civil, ou seja, chapa estilo policialesca. E no miolo, três candidaturas que se posicionam mais ao centro: a de Alexandre Martins (REP) e o candidato a vice Miguel Pereira (PL); Joice Costa (PP) e Marilene Azevedo Couto, e a de Henrique Gomes (PATRI) e Pastor Deca. É esperar para ver qual será o resultado.

 

 

 

PUBLICAÇÕES RESTRINGIDAS

Uma ação junto ao Ministério Público obrigou a prefeitura de Arraial do Cabo a restringir suas publicações institucionais em suas redes sociais, por conta do período eleitoral, o que pode ser tomado como uso da máquina pública para fazer campanha. A ação é do candidato a prefeito Ton Porto (DEM), arqui-inimigo de Renatinho Vianna (REP), que vai concorrer à reeleição. Com isso, em conformidade com a legislação eleitoral, serão atualizadas informações relacionadas à pandemia do coronavírus, procedimentos administrativos e comunicados oficiais. Os canais de atendimento via chat no Facebook e Instagram Oficiais (@PrefeituraArraialdoCabo) permanecem funcionando nesse período e o atendimento à imprensa, através do e-mail ascomarraial@arraial.rj.gov.br. Outras informações podem ser acessadas, ainda, pela página da prefeitura na internet.

 

 

 

PARALISAÇÃO EM ARRAIAL

Os servidores da educação de Arraial do Cabo paralisaram as atividades por 24 horas e fizeram uma carreata na manhã desta sexta-feira (18). Segundo o Sepe Lagos, "o ato serviu para reivindicar as medidas impostas pelo atual governo à educação pública, que quer impor o retorno ao trabalho presencial nas escolas sem condições ideias de segurança sanitária". Atividades remotas e presenciais estão suspensas. Já a Prefeitura afirmou que ainda não há previsão para os professores voltarem a trabalhar. "Apenas os funcionários dos setores administrativos voltaram a trabalhar em regime de rodízio, seguindo todos os protocolos de segurança, para não haver aglomeração". Também frisou que "as secretarias precisam retornar as atividades porque já já começa o período de rematrícula e em seguida de matrículas novas e as unidades precisam estar preparadas para receber os responsáveis".

 

 

 

RAIO X DAS ILICITUDES

Um blog político de grande visibilidade no estado do Rio soltou uma matéria, nesta sexta-feira (18), que viralizou nos grupos de whatsapp da região. A publicação faz um verdadeiro raio X da vida política da ex-prefeita e atual candidata a prefeita de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães (PP), mostrando desde os motivos de seu afastamento do cargo, em 2019, até ações sofridas em governos passados, como superfaturamento e contas reprovadas. Ou seja, se ela achava que vinha candidata com todos esses esqueletos dentro do armário, eles só começaram a sair.

 

 

 

DENÚNCIA OU ZOAÇÃO?

A ex-futura candidata a prefeita de Araruama pelo PSL, Marcia Arcanjo, puxou uma foto do fundo do baú para alfinetar a atual prefeita e candidata à reeleição Lívia de Chiquinho (PP). A imagem mostra Hérika Passos, candidata escolhida pelo PSL, e que é dona de uma loja de roupas onde Lívia é habitué, com a legenda "Agora sim está explicado, ela foi escolhida a dedo". E aí, já viu né. Apesar de Márcia não ter dito o que ela entendeu nessa foto, os comentários foram diversos, desde "falta de vergonha" até "não foi escolhida a dedo, mas a dinheiro". Isso ainda vai render muita fofoca.

 

 

 

FALADOR PASSA MAL

Enquanto a turma critica o PT, o Partido dos Trabalhadores segue fazendo história com 'H' maiúsculo. Exemplo do prefeito de Maricá, Fabiano Horta, que vai disputar a reeleição esse ano. Mais uma vez ele aparece no ranking dos melhores prefeitos do Brasil, com média de 4,5 em escala de zero a 5. Aliás, Horta tem grau de satisfação em torno de 80% da população. Só mostra que o trabalho de desconstrução do PT pela direita tem funcionado. O povo esqueceu que esse mesmo PT levou o Brasil a 6ª economia mundial, tirou o país do mapa da fome, pagou a dívida externa, garantiu acesso ao ensino superior e técnico a muitos excluídos e tantas outras coisas que fica difícil elencar numa nota. Foi o melhor período de autoestima brazuca. Mas o povo parece que sofreu lobotomia e deletou tudo isso da memória. Mas o estilo PT de gestão pública se mantém firme em Maricá. É aí que o "falador passa mal"... como diz aquele velho samba.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias