ELEIÇÕES 2020 /// Saiba quem são os candidatos definidos em convenções em cidades da Região dos Lagos

Portal RC24h fez levantamento de todas as pré-candidaturas às prefeituras de Araruama, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia


As eleições de 2020 prometem oferecer candidatos dos mais variados em, pelo menos, seis cidades da Região dos Lagos. O Portal RC24h analisou as atas de convenção e lista abaixo quem são os 48 pré-candidatos à Prefeitura destes municípios.

A lista destaca, ainda, as candidaturas que já constam no portal DivulgaCand, plataforma da Justiça Eleitoral que disponibiliza as informações registradas pelos candidatos aos eleitores.

Vale lembrar que nem todas as candidaturas listadas abaixo estão registradas, já que o prazo para o registro das mesmas só termina no dia 26 de setembro.

DADOS

Búzios é a campeã em números, com 13 pré-candidaturas. Cabo Frio vem na sequência, com onze postulantes. São Pedro da Aldeia ficou à beira dos dois dígitos e tem nove candidaturas engatilhadas.

Logo depois, aparece Araruama, que tem seis pré-candidatos definidos. Arraial do Cabo, logo atrás, tem cinco. Com menos pré-candidatos, aparece Iguaba Grande, com apenas quatro postulantes.

Quatro municípios têm candidatos à reeleição. Em cinco, ex-prefeitos tentam retomar o posto. Dois desses, em específico, foram eleitos em 2016, mas perderam o cargo pela Justiça ao longo do mandato.

Confira a lista a seguir, por cidade, em ordem alfábetica:

ARARUAMA

Em Araruama, quatro candidaturas já foram confirmadas no portal DivulgaCand. O ex-prefeito André Mônica (PL) é o representante da coligação “Dias Melhores Virão”, formada pelo PL, Republicanos, MDB, PRTB, PSDB, Patriota, PSD e PROS. O vice escolhido para a chapa foi Batista (REP). Em convenção, o PCdoB também decidiu apoiar André.

O PDT do município registrou uma chapa puro sangue com o engenheiro civil Jorge Resende concorrendo a Prefeitura e a advogada Letícia Delmindo na vice.

Pela coligação “Araruama no Rumo Certo”, a escolhida foi a atual prefeita da cidade, que busca a reeleição. Lívia de Chiquinho (PP) e a prima, Raiana Alcebíades (PSC), encabeçam o grupo formado pelo PP, PSC, Cidadania, DEM e Avante.

A quarta candidatura registrada no TSE é a do filho do ex-prefeito Meira, Rodrigo Meira (SD). Com Veriane Issa (PODE) na vice, a coligação “Juntos Pelo Povão” é composta pelo Solidariedade, Podemos e PMB.

Além dessas candidaturas oficializadas, outras duas postulantes à Prefeitura foram confirmados pelas convenções partidárias e têm até 26 de setembro para regularizar a situação.

É o caso da empresária Hérika “da Virtuosa” Passos (PSL), pré-candidata a prefeita em uma chapa puro sangue com Marquinhos da Saúde (PSL) na vice. Oswaldo Norberto (PV) também tenta alcançar a chefia do Executivo municipal junto com o vice de sua chapa, Erivelton Pereira (PV).

Em convenção, o PT de Araruama confirmou nomes à vereança, mas não quis nem lançar candidatura própria majoritária, nem apoiar alguma das já existentes.

ARMAÇÃO DOS BÚZIOS

No município de Armação dos Búzios, Marcelo Morel (PMB) foi a primeira candidatura confirmada no portal DivulgaCand, do TSE. A vice escolhida na chapa puro sangue foi Elisabeth da Silva Ferreira (PMB).

O PSD também já regularizou a candidatura do Comte José Luiz Alves Serafim pela coligação “A Reconstrução Começa Agora!!”, formada junto com o Solidariedade. A vice ficou com Adriano Guimarães Machado (SD).

Além dessas duas, outras onze candidaturas foram definidas por convenções na cidade.

No dia 10 de setembro, o Republicanos realizou sua convenção que aprovou a candidatura de Alexandre Martins (REP) à Prefeitura. Miguel Pereira de Souza (PL) foi a escolha para vice da coligação “Governo Participativo”, formada pelo Republicanos, PMN, PL, MDB e PV.

A convenção do Progressistas, em 11 de setembro, definiu a vereadora Joice Costa (PP) como candidata pela sigla. Nas redes sociais, Joice anunciou que a comerciante Marilene de Azevedo Couto será a vice da chapa.

A convenção do PDT em 15 de setembro definiu a candidatura de Leandro do BOPE (PDT), formando a coligação “Força do Bem” com DEM, PSC e PTB. A vice escolhida pelo grupo foi Débora “de Gladys” da Costa (PSC).

Por unanimidade, Cleristom “Tom” Viana da Silva foi escolhido como candidato a prefeito na convenção do PSL. André Luís Castro (PSL) foi definido como vice na chapa.

Rubens da Costa Lopes Filho é o candidato da Rede Sustentabilidade para a Prefeitura de Búzios. A jornalista Simone Kikuchi (REDE) foi escalada como vice.

O Podemos foi outro partido que optou por uma chapa puro sangue em Búzios e lançou, na convenção, Tolentino Reis (PODE) para prefeito e Gabriela Azevedo (PODE) para vice.

Pelo Cidadania, os nomes lançados pela convenção foram os de Vicente de Paula dos Santos com José Roberto Viana Mendes (Cidadania) na vice.

O Democracia Cristã (DC) também selecionou uma chapa puro sangue com Paulo Roberto Lopes Carvalho (DC) para prefeito e, para vice, Clara Elizabeth Guimarães Braga (DC).

Com João de Melo Carrilho (PRTB) para prefeito, a coligação “Aliança Para Cuidar de Búzios”, formada por PRTB e PROS, foi aprovada. Roseli Alves Simas (PRTB) foi escolhido como vice.

O atual vice-prefeito de Búzios, Carlos Henrique Gomes (PATRI) foi o nome aprovado pela convenção do Patriota. Arlison da Conceição Costa (PATRI) complementa a chapa.

Pelo Avante, foram escolhidos Valdir Virgens Pereira para prefeito e Meire Braga Santos Barbosa para vice.

O PSOL, em convenção, não escolheu nenhum nome para as eleições majoritárias e nem fechou com nenhuma coligação, indicando apenas candidatos à vereança.

ARRAIAL DO CABO

População das mais politicamente engajadas da Região dos Lagos, os cabistas tem uma variedade alta de candidatos para escolher, pelo menos, de acordo com o que saiu das convenções partidárias do município.

A coligação “Arraial Acima de Tudo”, do Republicanos com o Progressistas, PV e Avante, lançou a candidatura a reeleição do atual prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna (REP). Darlan Costa (PP) foi a escolha da coligação para a vice.

Pela coligação “Liberta Arraial”, formada pelo PDT com a Rede Sustentabilidade, concorre a Prefeitura, o ex-prefeito Henrique Melman (PDT) e, a vice, Alcimar Pinto de Almeida Neto (PDT).

Em convenção, o PT lançou Willian Luz para prefeito e José Dias para vice.

A coligação “Arraial é Capaz de Mudar”, do PTB com PSC, Cidadania, DEM, PMB, PTC, PSDB e PROS, definiu como candidato a prefeito Eliton “Ton” Porto (DEM). Walter Lúcio Pinheiro Cardoso, o “Tê” (PSDB), é o candidato a vice da chapa.

MDB, PSL, PL, PSD e Solidariedade formaram a coligação “Todos Juntos por Arraial”, que lançou Marcelo Magno (SD) como candidato a prefeito e Davidson Brito (PSD) como vice.

A convenção do PSOL cabista não lançou candidatos à eleição majoritária e optou por não apoiar nenhuma das já existentes.

CABO FRIO

“Capital” da Região dos Lagos, Cabo Frio tem dois nomes já lançados no portal DivulgaCand.

Pelo PMN, Anderson Macleyves Gonçalves deve concorrer a prefeito com Pamella Gleice Coutinho  (PMN) compondo a chapa, como vice.

Já o PSL fechou questão em torno do empresário Rodrigo Gurgel para a Prefeitura cabo-friense. A chapa é composta ainda pelo vice, Patrick Gaspar (PSL).

Segundo as atas das convenções partidárias, ao que tudo indica, a eleição desse ano vai bater recorde de candidaturas. Além das duas já citadas, outros nove nomes devem ser lançados até 26 de setembro.

Pela coligação “Aliança para Reconstruir Cabo Frio”, com Republicanos, PROS, PRTB, PL, PP, PTB, SD, DC e PATRI, o deputado estadual Dr. Serginho (REP) foi escolhido como candidato. A chapa tem Carlinho Pedregulho (PROS) como vice.

Já o PDT fechou com Podemos, Avante, Cidadania, PCdoB, PSB, PT, PV e Rede Sustentabilidade ao redor do nome do ex-prefeito da cidade, José Bonifácio (PDT), como representante da coligação “Juntos Por Um Novo Amanhã”. Magdala Furtado (PODE) é a candidata a vice da chapa.

O ex-prefeito de Cabo Frio, retirado do cargo pela Justiça em 2018, Marquinho Mendes (MDB) foi o candidato escolhido pela coligação “Juntos Pela Reconstrução”, formada por MDB e PMB, para a disputa desse ano. Jorge da Costa Marge (MDB) é o vice da chapa.

A coligação “Nada Resiste ao Trabalho”, formada por PSC e DEM, definiu como candidatos o atual prefeito da cidade, Dr. Adriano Moreno (DEM), e Rafaela Fernandes Oliveira (DEM) para vice.

Em relação ao PTC, os nomes definidos pela convenção foram os de Dirlei Pereira da Silva com Fábio Ferreira Góes como vice.

A convenção dos tucanos escolheu Capitão Diogo Souza da Silveira (PSDB) e Leandro Barreto Antunes dos Santos (PSDB), respectivamente, prefeito e vice.

Roberto Valentim da Costa Póvoas para prefeito e Márcia Barbosa Rodrigues, vice, foram os nomes definidos pela convenção do PSOL cabo-friense.

A aposta do PSD para as Eleições 2020, é no nome de Cristiane Fernandes, que conta com Alexandre de Oliveira Gabriel como vice.

Pelo partido novato, Unidade Popular (UP), o professor Fernando Moraes de Oliveira e Thainá de Araújo Teixeira compõem a chapa, respectivamente, como prefeito e vice.

IGUABA GRANDE

Em Iguaba Grande, o grupo do atual prefeito, Vantoil Martins (Cidadania) foi o primeiro a confirmar a candidatura junto à Justiça Eleitoral. A coligação que escolheu Martins, “Iguaba Crescendo”, conta com Cidadania, PL, MDB, DEM e PSL. O vice de Vantoil, mais uma vez, será Alexandre da Farmácia (PL).

Além de Vantoil, há outros pré-candidatos confirmados por convenções, mas que ainda não constam no portal DivulgaCand, do TSE.

A escolha do Progressistas para o pleito foi a ex-prefeita afastada do cargo pela Justiça em 2019, Ana Grasiella Magalhães (PP). A candidata vai concorrer pela coligação “Iguaba, Grande de Verdade”, composta pelo Progressistas, PSDB, PSD e Solidariedade. Leandro Coutinho (PSD) é o vice da chapa.

Washington Luis Tahim Moreira (REP) vai tentar novamente chegar à Prefeitura de Iguaba, em chapa puro sangue composta com o vice José Ribamar Campos de Paiva (REP).

O PT também foi pelo caminho da chapa puro sangue e escalou a advogada Margoth Cardoso para concorrer a prefeita com o professor Luiz Fernando Santoro na vice.

O Podemos e o Patriota não lançaram candidatos próprias a Prefeitura e optaram por não apoiar nenhuma candidatura dos outros partidos.

SÃO PEDRO DA ALDEIA

Até a última atualização desta matéria, quatro candidaturas a Prefeitura de São Pedro da Aldeia constavam no portal DivulgaCand, do TSE.

A primeira delas foi a de Valter Vasconcelos (PRTB), que compõem chapa puro sangue com Gilberto Pinheiro (PRTB).

O PSOL aldeense também apostou em não fazer coligações e lançou Renato Reis para a Prefeitura com Professor Diogo Souza vice.

A primeira coligação do município a constar no sistema da Justiça Eleitoral foi a “É Agora, Aldeense”, que tem como candidato a prefeito, Carlos Fábio “do Pastel” da Silva (PODE). O vice escolhido pelo grupo, formado por Podemos, PSDB e PV, é o Dr. Julio Queiroz (PSDB).

A quarta candidatura a constar no sistema foi a de Beatriz Soares Gomes Leite, a Bia de Guga (MDB). A vereadora concorrerá ao pleito pela coligação “Compromisso Com Coragem Para Mudar”, do MDB com PDT, PTB, Cidadania, PTC, Avante e PROS. O vice da chapa é Otávio Rascão (PDT).

Além destas, outras candidaturas foram definidas pelas convenções e têm até 26 de setembro para serem registradas oficialmente.

Da coligação “Com a Força do Povo pra Seguir Avançando”, do PP com Republicanos, PT, PSC, DEM e PC do B, saíram os nomes de Stéfano Leite (PP) e José Pereira Lima Filho (REP), candidato a vice.

O atual presidente da Câmara da cidade, Bruno Costa (SD) será candidato a prefeito pela coligação “Por Amor a São Pedro”, do PL com PMB e Solidariedade. A vice da chapa é Elizângela Lobo (PMB).

A coligação “Renova São Pedro”, formada pela DC com o PMN, definiu Joel Moreira da Silva (DC) como candidato a prefeito. João Alexandre de Araújo Cruz (DC) foi escolhido para a vice.

A escolha do Patriota foi de uma chapa puro sangue, composta por Paulo Roberto Jesus da Silva e Rosângela de Jesus Lisboa, como vice.

Pelo PSD, concorre à Prefeitura aldeense Paulo Rodrigues de Santana. Volmar Madruga Vaz é o candidato à vice.

Categorias: Política Região dos Lagos

Fotos da notícia




Outras notícias