MPF solicita ao Incra esclarecimentos e ação em assentamento de São Pedro da Aldeia

Acampamento Emiliano Zapata tem sido alvo de ataques e confrontos nesta semana


Após uma série de de confrontos e ataques ao Acampamento Emiliano Zapata, localizado no assentamento Ademar Moreira, em São Pedro da Aldeia, o Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria da República aldeense, solicitou esclarecimentos ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) nesta quarta-feira (8).

Conforme documento, o procurador da república Leandro Mitidieri requisita que o Instituto se manifeste sobre os acontecimentos e esclareça se os fatos aconteceram efetivamente em área situada no interior do assentamento e que seja documentalmente comprovado.

O MPF requere ainda que o Incra informe as medidas adotadas pela autarquia federal "em face das ilicitudes ora relatadas e para garantir a posse da área objeto de reforma agrária em questão".

O prazo dado pelo MPF para que o Instituto cumpra as solicitações é de dez dias.

Na última segunda-feira (6) moradores do acampamento foram vítimas de ataques quando três pistoleiros invadiram a região e agiram com truculência e ameaça de morte, além de queimar e destruir parte do assentamento.

Logo após, na noite de quarta (8), um confronto armado entre capanagas de um fazendeiro da localidade e e moradores do acampamento deixou dois policiais militares que estavam de folga e dois trabalhadores rurais feridos.

De acordo com o ouvidor agrário do Incra, Luiz Carlos de Andrade, a posse de uma parte do assentamento já foi conquistada e um processo na justiça segue em andamento para que o Instituto obtenha a posse da outra parte da localidade.

Categorias: São Pedro da Aldeia

Fotos da notícia




Outras notícias