BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (6)

Prefeito de Cabo Frio é o entrevistado do #15MinutosnoRC desta terça (7); TCE indefere representação de oposição em Arraial do Cabo; As aglomerações e os mimimis em São Pedro da Aldeia; Prefeito de Iguaba Grande confere o horto de perto; Centro de Convenções a todo vapor em Araruama; A falta de divulgação confunde flexibilização em Búzios... E muito mais!


#15MINUTOS COM DR ADRIANO

O prefeito de Cabo Frio Dr Adriano (DEM) será o entrevistado do #15MinutosnoRC desta terça-feira (7). Vai falar das dificuldades em tempos de pandemia e da pressão que vem sofrendo para retomar a atividade comercial plenamente, incluindo as academias e a frequência das praias tanto para banhistas quanto para ambulantes. Ao ser convidado, por telefone Adriano revelou extrema preocupação com aumento do contágio e número de óbitos na cidade. "Estamos pagando R$ 17 mil para um médico intensivista atuar no combate à Covid e mesmo assim ainda não encontramos um especialista", revelou. Sobre esse assunto, Adriano comentou também da dificuldade em encontrar um medicamento para relaxamento muscular em pacientes entubados. Os atrasos salariais e a pré-candidatura à reeleição também estão na pauta. A live começa às 15h, com transmissão pelas fanpages do Portal RC24h e da Rádio Costa do Sol FM. Mandem suas perguntas!

 

 

 

SÓ APÓS REGULAMENTAÇÃO

Ainda sobre Cabo Frio, a Prefeitura aumentou a flexibilização nas atividades do município desde o sábado (4), mas ainda não foi dessa vez que os templos religiosos foram autorizados a reabrir para celebrações. Falta a regulamentação do decreto. Diante disso, o Conselho de Pastores de Cabo Frio se pronunciou por meio de um comunicado, garantindo que vai continuar obedecendo às determinações das autoridades e orientou que as comunidades e igrejas evangélicas não 'furem' a quarentena. A diretoria do COPA disse que aguarda um acordo entre Prefeitura e Ministério Público para que ocorra a reabertura gradual dos templos. "Os Pastores e Líderes devem pois aguardar a regulamentação por Decreto do Prefeito, a fim de reabrirem os templos para reuniões presenciais, fazendo-o portanto com o devido amparo legal", diz o texto da nota.

 

 

 

OFICIALIZOU PRÉ-CANDIDATURA

O diretório do PT de Cabo Frio, aprovou oficialmente, e por unanimidade, neste domingo (5), o nome do vereador Aquiles Barreto como pré-candidato a prefeito. E para celebrar esse momento, Aquiles fará uma live, nesta terça (7), às 18h, com o prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), que vai dividir sua experiência administrativa da cidade que mais se desenvolveu economicamente no estado nos últimos anos. "Vamos conhecer um pouco das realizações daquele município e tentar buscar soluções para alguns dos nossos problemas", disse Aquiles.

 

 

 

INDEFERIDO

O Tribunal de Contas indeferiu uma representação do pré-candidato a prefeito de Arraial, Ton Porto (DEM), contra a prefeitura cabista, em relação à divulgação das contratações relacionadas ao enfrentamento da Covid no Portal da Transparência. No documento, Ton alegou falta de transparência, irregularidades dos atos e site fora do ar. O TCE, no entanto, indeferiu o pedido e mandou arquivar o processo por falta de elementos, ou seja, não havia fundamentação na denúncia do parlamentar.

 

 

 

MAIS UMA FAKE

Ainda sobre Arraial do Cabo, o município virou terra de disseminação de fake news na Região dos Lagos, como temos publicado na coluna. Dessa vez foi um cartaz colado em postes por toda a cidade, dizendo da desobrigação de uso da máscara em pessoas saudáveis. Ora, nem precisava dizer que é fake né? Mas ainda tem desavisado acreditando nisso. Para estes, vale lembrar que não utilizar a máscara contraria as recomendações da OMS e do Decreto Municipal vigente na cidade, que torna o uso do item de proteção obrigatório. A Prefeitura informou que já está tomando as providências para buscar o responsável por espalhar esses cartazes e a Segurança Pública já está fazendo a retirada deles.

 

 

 

MIMIMI EM SÃO PEDRO

Que o desrespeito às medidas de isolamento é uma realidade Brasil, ninguém duvida. Nesse fim de semana recebemos denúncia de baile funk na Estrada do Alecrim e de filas sem distanciamento na porta de restaurante e da pastelaria de um certo pré-candidato a prefeito em São Pedro da Aldeia. Vendo a denúncia, o tal ficou de "mimimi". Reclamou que antes dele ser candidato "ninguém pegava no pé dele". Essa postura vitimista do empresário revela muito sobre seu caráter. Especialmente a dificuldade de lidar com regras, denúncias e críticas. Isso pode ser nocivo para quem pretende ser prefeito. Os assessores dele deveriam lhe explicar que a partir do momento que um cidadão ingressa na vida pública, como diz o termo, sua vida passa ser pública, por conseguinte, as cobranças redobram. A população quer saber tudo de todos os pré-candidatos. Desde seu estado civil, passando pela sua orientação sexual e até mesmo se cumpre com suas obrigações. E se quiser ser prefeito, é preciso que se acostume com esse tipo de cobrança. Em tempo, tirando essa arrogância do pré-candidato que se acha uma "estrela intocável", essa redatora que vos escreve não tem nada contra o novato na política aldeense. Inclusive, quero reconhecer o quanto o pastel dele é o melhor que experimentei (e olha que sou de São Paulo). No entanto, mesmo com o pastel mais gostoso do mundo, isso não o blinda de críticas e denúncias.

 

 

 

 

CASA DE FERREIRO

Falando nisso... O pré-candidato a prefeito de São Pedro da Aldeia, Stefano Leite, foi mais um a dar exemplo do que ainda não se deve fazer em tempos de pandemia. Em posts do Facebook sobre suas andanças no fim de semana, as fotos falam por si. Numa das postagens ele afirma o seguinte: "Foi muito bom conhecer mais de perto os moradores, que me receberam com muito carinho". Tá muito perto hein pré-candidato! Mesmo de máscara a recomendação é que nunca haja aglomeração. Depois dessa, como cobrar da Prefeitura que fiscalize se o pré-candidato do governo faz reunião com aglomeração? É como diz o velho ditado, "casa de ferreiro, espeto de pau".

 

 

 

NO HORTO

Semana ou fim de semana tem o mesmo significado para o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania). Ele não desliga mesmo. Neste domingo (5), devidamente paramentado com a camisa do Flamengo, seu time do coração, Vantoil esteve no Parque Natural Municipal, que abriga um horto e trilha ecológica. Quem já teve a chance de conhecer o local afirma que está uma maravilha. "Um luxo!", elogiou o prefeito.

 

 

 

CENTRO DE CONVENÇÕES

A prefeita Lívia de Chiquinho (PP) começou a semana fazendo uma das coisas que mais gosta em sua gestão: visitar obras. Em pleno domingo (5), foi conferir como está o andamento da obra do futuro Centro de Convenções de Araruama, que fica ao lado da Praça Menino João Hélio. Detalhe interessante é que o Centro será reversível para ginásio poliesportivo. "Um marco para a cidade", disse Lívia. Nesta segunda (6), a prefeita esteve na construção da creche de Santo Antônio, em São Vicente. Será a 12ª a ser inaugurada na cidade.

 

 

 


FLEXIBILIZAÇÃO EM BÚZIOS

A presidente do legislativo de Búzios, vereadora Joice Costa (PP), defendeu que haja maior divulgação sobre o protocolo de flexibilização no balneário. "Hoje a população está sem saber os protocolos. Já que está acontecendo a flexibilização, que a sociedade seja informada", disse Joice. Sobre a reabertura das atividades turísticas, a parlamentar indicou, na última sessão da Câmara, a criação do Selo de Turismo Consciente, com o objetivo de dar segurança ao turista quando for permitido o retorno da atividade hoteleira.

 

 

 

 

FLEXIBILIZAÇÃO EM BÚZIOS II

Ainda sobre a flexibilização em Búzios, a Prefeitura realizou fiscalização nos restaurantes que já iniciaram a retomada das atividades na cidade. A ação foi conjunta da Vigilância Sanitária e da Coordenação de Posturas e teve por objetivo a inspeção dos estabelecimentos em relação ao cumprimento dos protocolos de medidas sanitárias durante a Covid-19, além da fiscalização de alvarás e licenças para funcionamento. Dentre as medidas, foram observados o distanciamento das mesas e cadeiras, o uso de máscaras para os funcionários e atendentes e a disponibilidade de álcool em gel na entrada dos estabelecimentos.

 

 

 

BENEFÍCIO PRORROGADO

Durante a sessão ordinária da Câmara de Maricá, nesta segunda-feira (6), os vereadores aprovaram em segundo turno o Projeto de Lei que determina a prorrogação do Programa de Amparo ao Trabalhador. O projeto - que atualmente atende mais de 20 mil informais - pretende prorrogar o benefício de R$ 1.045,00 por mais três meses. O Projeto de Lei será encaminhado ao prefeito Fabiano Horta (PT) para sanção.

 

 

 

FICOU EM SILÊNCIO

Depois de faltar a primeira oitiva na Comissão de Fiscalização dos Gastos na Saúde Pública Durante o Combate do Coronavírus e a Comissão de Saúde, da Alerj, o ex-secretário estadual de Saúde Edmar Santos decidiu usar o direito de silêncio ao ser questionado pelos deputados em nova audiência na manhã desta segunda-feira (6). Estranho, não?  Ele alegou que "Ainda não tive acesso integral aos elementos de prova do inquérito do Distrito Federal do STJ". A comissão foi criada após a decretação do estado de calamidade pública no RJ. Como Edmar Santos é PM da ativa, a Procuradoria da Alerj será procurada para saber se obrigará a corporação a apresentar o seu funcionário em uma próxima reunião, segundo a presidente da comissão, deputada Martha Rocha (PDT).

 

 


PRAZOS PRORROGADOS

Um comunicado do TSE, publicado na última sexta (3), informa que, em razão da PEC que adiou as eleições 2020, todos os prazos eleitorais previstos para julho serão prorrogados em 42 dias – proporcionalmente ao adiamento da votação. O adiamento, aprovado pelo Congresso, foi defendido pelo TSE para atender às recomendações médicas e sanitárias segundo as quais postergar o pleito por algumas semanas seria mais seguro para eleitores e mesários. 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias