Cartazes espalham fake news sobre uso de máscaras em Arraial do Cabo

Cartazes espalhados pela cidade trazem a informação distorcida de que o uso de máscaras não é importante na prevenção ao Covid-19. Prefeitura procura responsáveis


Quem circulou pelas ruas do município de Arraial do Cabo na manhã desta segunda-feira (6), estranhou a presença de vários cartazes fixados nos postes da cidade, com a reprodução de parte de uma reportagem do Portal UOL, dizendo que a “OMS alerta sobre máscara ser desnecessária para pessoas saudáveis”.

A imagem dá a entender que o uso da máscara não é importante, contrariando as recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Decreto Municipal vigente na cidade, que torna o uso do item de proteção obrigatório.

Em outro trecho da mesma reportagem divulgada no cartaz o diretor da OMS comenta: "O uso de máscaras, em si, não garante a proteção, se não for combinado com outras medidas. O problema é que as pessoas que a utilizam podem ter um falso sentimento de segurança e esquecer de outros atos essenciais, como lavar as mãos".

A matéria conclui que a máscara é um acessório importante no conjunto de normas sanitárias que evitam o contágio da COVID19. Mas que a proteção somente, não é suficiente.

Esse tipo de atitude vem sendo chamado pela ciência como “movimento negacionista”, ou seja, um grupo de pessoas que negam aceitar a verdade, se recusam acreditar nas informações científicas ou de técnicos e especialistas, preferindo apostar em “teorias da conspiração”. Para fundamentar a negação da realidade, distorcem os fatos, manipulam informação e até mentem deliberadamente.

Arraial do Cabo tem sido uma das cidades em que as notícias fraudulentas vem circulando com força, diariamente, chamando a atenção das autoridades.

A Prefeitura da cidade informou que já está tomando as providências para buscar o responsável por espalhar esses cartazes e a Segurança Pública já está fazendo a retirada deles.

Veja matéria na íntegra

 

Categorias: Arraial do Cabo

Fotos da notícia




Outras notícias