SÃO PEDRO / Servidores da UPA Pediátrica ameaçam entrar em greve nesta quinta (16)

Médicos e funcionários afirmam que estão há 45 dias sem receber seus salários e Secretaria Estadual de Saúde garante que irá repassar o dinheiro à empresa gestora na próxima semana, mas não estipulou uma data


Médicos e funcionários da UPA pediátrica de São Pedro da Aldeia ameaçam entrar em greve nesta quinta-feira (16) em função de atraso salarial. De acordo com os servidores, a empresa Lagos Rio, que assumiu a gestão da unidade no final do ano passado, está há 45 dias sem efetuar o pagamento com a justificativa de que não teria recebido o repasse do estado.

A Secretaria Estadual de Saúde afirmou nesta quarta (15), em contato com a redação do Portal RC24h, que efetuou, dentro da data estabelecida, o repasse de verba de dezembro à Lagos Rio (referente ao pagamento do mês de novembro). No entanto, reconheceu que ainda não depositou a verba de janeiro (referente ao serviço prestado em dezembro), o que deveria ter sido feito na semana passada. Ainda de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o repasse será efetuado na próxima semana, em data não estipulada.

Para piorar ainda mais a situação, servidores que possuem vínculo com a antiga empresa que geria a UPA pediátrica, uma organização social (OSs) do Rio Grande do Sul que é filiada à Cruz Vermelha, ainda não receberam seus direitos referentes à epoca em que a terceirizada era responsável pelo pagamento.

"A Cruz vermelha saiu devendo todo mundo, e depois de muita pressão, pagou somente 35% do que devia aos servidores. Agora, entrou essa empresa Lagos Rio, que há mais de 40 dias não efetua o pagamento. Eles afirmam que não receberam do estado e o estado afirma que vem cumprindo a parte que lhe cabe. Estamos muito preocupados com essa situação, pois a demanda de atendimento de crianças em nossa unidade é muito grande. Não queremos deixar ninguém sem atendimento, mas também não podemos trabalhar sem receber. Esse é o único vínculo de muitos de nossos servidores, que vem enfrentando muitas dificuldades sem a única fonte de renda deles" - afirmou um dos servidores da unidade, que pediu para ter a identidade preservada.

Categorias: São Pedro da Aldeia Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias