Greve dos servidores afeta atendimento da saúde em Cabo Frio

Moradores reclamam da falta de atendimento nos hospitais da cidade. Representantes dos Sindicatos se reuniram com o prefeito na manhã desta terça-feira (18)


A greve dos profissionais da saúde de Cabo Frio, que começou nesta segunda-feira (17), já está causando transtornos à população da cidade. O Portal RC24h recebeu inúmeras denúncias da falta de atendimento nos hospitais do Jardim Esperança e São Cristóvão nesta terça-feira (18), ocasionando o superlotamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Parque Burle.

Moradores do Jardim Esperança relatam que os dois médicos que estão no Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos se recusam a atender por conta da greve. Pacientes tem que buscar atendimento nos hospitais de São Pedro da Aldeia ou na UPA. O Hospital São José Operário, em São Cristóvão também sofre déficit no atendimento nessa terça. Apenas atendimentos de emergência estão sendo realizados nas unidades.

Profissionais da saúde, Guarda Municipal e o sindicato dos Fiscais Municipais estão em greve desde a segunda-feira (17) por conta da falta de pagamento referente ao mês de maio e do 13° salário de 2016. Além da greve, os sindicatos vem realizando manifestações para cobrar o direito ao pagamento. Na segunda, sindicalistas se reuniram na frente da Secretaria de Saúde. Nesta terça, os profissionais voltaram a se manifestar, desta vez na frente da prefeitura.

 

 

Também durante a manhã desta terça, o prefeito Adriano Moreno, recebeu os representantes dos sindicatos da Saúde (SINDSAÚDE), dos Servidores Públicos Municipais de Cabo Frio (SINDCAF), da Guarda Municipal e da Comsercaf. A reunião, que aconteceu no gabinete do prefeito, solicitada pelos sindicalistas, foi para discutir a reposição salarial e o descongelamento dos triênios.

De acordo com o presidente do Sindicato da Saúde, Gelcimar Almeida, na reunião foi apresentada a contraproposta do acordo feito pelo governo de reposiçãode 8% da inflação acumulada em junho/2019 + descongelamento dos triênios, com novas rodadas de negociação em setembro, com a reposição do restante da inflação acumulada e o descongelamento do PCCR. A contraproposta aresentada pelo sindicato consiste em três pontos: 
 
1 - Reposição de 8% da inflação acumulada (junho/2015 - Abril/2019) + descongelamento dos Triênios a se dar no mês de Junho/2019;
2- Reposição de 4,01% da inflação acumulada (junho/2015 - Abril/2019) a se dar no mês de Agosto/2019;
3- Descongelamento dos Enquadramentos do PCCR e negociação do restante da inflação acumulada (junho/2015 - Abril/2019) a se dar no mês de Setembro/2019.

 Uma  nova reunião foi agendada para o dia 1 de julho. O Portal RC24h entrou em contato com a prefeitura mas não obteve resposta até o fechamento da matéria.

 

 

 

 

 

 

Imagens: Luciane Corrêa

Categorias: Cabo Frio Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias