SÃO PEDRO / Defesa Civil instala lonas em encostas para reduzir riscos de novos deslizamentos

Serviço de poda de árvores também foi realizado com o objetivo de prevenir novas quedas nos locais atingidos


A Defesa Civil de São Pedro da Aldeia está atuando de forma preventiva nas encostas que foram atingidas com deslizamentos de solo devido às chuvas da última semana. Para reduzir o risco de novas ocorrências nos mesmos locais, os agentes aldeenses realizaram a instalação de lonas plásticas em quatro pontos do município, nos bairros Ponta do Ambrósio, Vinhateiro e Parque Estoril. Ao todo, foram utilizados 1.200 m² do material, que é usado para a impermeabilização do solo e colocado do topo da encosta até a base.

Nesta sexta-feira (24), uma equipe da Prefeitura de São Pedro da Aldeia também trabalhou nas encostas junto à Defesa Civil. Os profissionais realizam o serviço de poda das árvores, com o objetivo de prevenir novas quedas nos locais atingidos. 

O diretor da Defesa Civil, Marcus Dothavio, destaca que essa é uma medida preventiva. “Há previsão de chuva para o próximo fim de semana, então colocamos as lonas para evitar o encharcamento do solo e a possibilidade de novos deslizamentos nos mesmos locais, como indicou o relatório do Departamento de Recursos Minerais do Estado. Foram dois pontos na Ponta do Ambrósio, além de pontos únicos no Vinhateiro e no Parque Estoril”, explicou.

O material utilizado na ação foi encaminhado pela Defesa Civil Estadual. A instalação das lonas, para evitar adição de água nos pontos e proteger as encostas, foi executada de acordo com o parecer de vistoria técnica emergencial, elaborado por geólogas do Departamento de Recursos Minerais do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro, após análise do risco a escorregamentos em São Pedro da Aldeia.

Categorias: São Pedro da Aldeia

Fotos da notícia




Outras notícias