Cabo Frio, São Pedro, Iguaba e Araruama promovem Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

Vacinação segue até dia 31 de maio


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, programada pelo Ministério da Saúde, começou na quarta-feira (10)  e segue até  31 de maio.

Em Araruama, as Unidades de Saúde estarão vacinando neste período, de 9h às 16h. No CIMI – Centro Integrado Materno Infantil estará sendo aplicado a vacina, somente em crianças gestantes e puérperas. Os Postos de Saúde de Ponte dos leites, Bananeiras, São Vicente, Sobradinho, Paracatu, Boa Vista, Itatiquara, Iguabinha, estarão aplicando a vacina em todo o público alvo, assim como as Policlínicas de Praia Seca, Mataruna, Fazendinha e Morro Grande. Haverá aplicação de doses da vacina na Superintendência da terceira idade, na Praça Antônio Raposo, somente em idosos.

Em Iguaba Grande, a campanha segue em todas as unidades básicas de saúde do município. O Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Influenza será realizado em todas as Unidades dos municípios, de 9h às 16h. É importante frisar que a vacinação é considerada a intervenção mais importante na redução do impacto da Influenza.

Em Cabo Frio, o público-alvo a ser vacinado é de 56.828 pessoas, entre crianças de seis meses e menores de seis anos (14.796); trabalhadores de saúde (4.534); gestantes (2.008); puérperas (330), idosos (21.080); pessoas com comorbidades (10.650); professores (3.416) e indivíduos privados de liberdade sob medida socioeducativa (14).

A meta da Superintendência de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos prioritários. No município, 215 profissionais de saúde serão mobilizados para a campanha em 23 postos de vacinação, no primeiro e no segundo distritos.

Em São Pedro da Aldeia, inicia nesta quarta-feira (17) a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. A mobilização acontecerá até o dia 31 de maio nas unidades de saúde, com exceção de Três Vendas e Orquídeas. A Sala de Vacinas, no Centro, também imunizará a população. O Dia D de imunização acontecerá no dia 4 de maio. Os postos de saúde aldeenses funcionam de 7h às 16h. Nessa primeira remessa de vacinas, São Pedro da Aldeia recebeu 6200 doses.

DETALHES DA CAMPANHA - Com o passar dos anos, a demanda para receber a vacina aumentou e, com isso, o Governo Federal aumentou em um ano a faixa etária de crianças que podem tomar a vacina na rede pública. A vacinação em crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias e gestantes acontecerá até o dia 19.

No período de 22 de abril à 31 de maio, receberão a vacinação idosos, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além de portadores de doenças crônicas como: diabéticos, hipertensos, respiratórias, renais, neurológicas, cardíacas, hepáticas, obesos, imunodeprimidas. Fazem parte deste período, também, os profissionais do sistema prisional e população privada de liberdade, transplantados e professores do sistema público e privado. Os portadores de doenças crônicas deverão realizar avaliação clínica com prescrição médica.

Além disso, a campanha abrange a demanda de multivacinação, onde terá avaliação e atualização da caderneta do calendário nacional de vacinação das crianças.

DETALHES SOBRE A DOENÇA - A Influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevado nível de transmissão e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave.

São grupos prioritários para a vacinação: crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da saúde; professores, indivíduos com 60 anos ou mais de idade e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independentemente da idade (necessária prescrição médica).

Para pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais é necessária a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias