COLUNISTA RC24h/ VANDERLEI BENTO - Cabo Frio garante reajuste aos Agentes de Saúde Comunitários

Agora a Luta vai continuar, vamos continuar cobrando que o reajuste dos Agentes de Combate às Endemias – ACE, assim como o aumento salarial para 2020, já previsto em Lei seja provisionado ao Orçamento


Os Agentes de Saúde Comunitários do município de Cabo Frio começaram a receber no mês de abril o reajuste retroativo a janeiro de 2019, em conformidade com o piso nacional da categoria estabelecido pela Lei 13.708/18.

Uma importante vitória capitaneada pela categoria, que incansavelmente nos procurou para viabilizar o diálogo com o executivo. 

Os profissionais fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS), posto que na atualidade reconhecemos a relevância de seus serviços, pois lidamos com a necessidade da saúde preventiva. É preciso, neste momento, todo mundo dar as mãos, vamos ajudar a reorganizar o sistema de saúde em nosso município, partindo da atenção primária.

O município de Cabo Frio se destaca nesse cenário como um dos únicos de nossa Região a cumprir o piso dos profissionais de saúde, demonstrando sua sensibilidade aos direitos laborais.

Até aqui muito me orgulho de ter sido canal de diálogo entre os profissionais e o executivo municipal.

 Ainda no mês de janeiro de 2019, estive com o Secretário de Saúde Dr. Márcio Mureb apresentando a necessidade de cumprimento do piso, que atentamente nos ouviu e se comprometeu em cumprir a Lei Federal.

Mais recentemente ao retornar da sede da Secretaria de Saúde, acompanhado por uma comissão de Agentes de Saúde recebemos a notícia de que o salário já seria reajustado no mês de abril, inclusive com o pagamento dos retroativos.

Para nossa alegria a informação já foi confirmada, e o aumento implementado na folha de pagamento.

Quero registrar que através do nosso mandato estamos #fiscalizando o cumprimento da Legislação Federal que garante direitos aos profissionais de saúde, dessa forma estamos ajudando no cumprimento do piso salarial aos Agentes Comunitários de Saúde - ACS.

Agora a Luta vai continuar, vamos continuar cobrando que o reajuste dos Agentes de Combate às Endemias – ACE, assim como o aumento salarial para 2020, já previsto em Lei seja provisionado ao Orçamento e, além disso, o pagamento do abono anual e o adicional de insalubridade seja inserido na folha de pagamento dos ACS’s e ACE’s.

Na caminhada aprendi desde novo que sozinho não chegamos a lugar nenhum, nessa construção propositiva contamos com apoio dos companheiros da saúde coletiva que formaram uma comissão organizada em prol da classe, que melhor do que ninguém conhece as demandas, assim buscamos fazer um mandado coletivo com a efetiva participação do povo.

Meu nome é Vanderlei Bento, sou vereador no município de Cabo Frio e buscarei sempre a fiscalização do executivo para propor melhorias para nossa cidade assim ajudando a população.

 

 

*Vanderlei Bento é vereador de Cabo Frio pelo PMB - Partido da Mulher Brasileira

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias