POLÊMICA EM ARRAIAL - Pescadores afirmam que novo formato do Festival da Lula pode gerar prejuízos aos participantes

Decisão de fragmentar o evento em cinco pontos diferentes não agradou a Associação de Pescadores do município, que também criticou o fato da Praia Grande não receber o palco principal onde artistas de renome nacional irão se apresentar


De 18 a 21 de abril, feriado de Semana Santa, Arraial do Cabo promove o 1° Festival Gastronômico da Lula, evento que substituirá o Festival da Lula, que chegaria este ano a sua 21ª edição. O diferencial do novo formato é que agora o evento será realizado em cinco pontos diferentes, dos quais a Praia dos Anjos receberá o palco principal onde serão realizados shows com artistas de renome nacional.

No entanto, a ideia de ampliar o evento pode acabar pulverizando o lucro dos comerciantes, que antes ficavam reunidos na Praia Grande, local que se tornou referência do evento realizado durante as últimas duas décadas.

A Associação de Pescadores de Arraial do Cabo (APAC) não vê com bons olhos a decisão de fragmentar o evento, principalmente pelo fato da Praia Grande não ser a "sede" do Festival, como ocorreu em praticamente todas as edições anteriores.

De acordo com Joaquim Rodrigues de Carvalho, o Quinzinho, presidente da APAC, toda a história da pesca da lula e dos festivais dedicados ao molusco remetem à Praia Grande, e o novo formato, além de tirar o protagonismo do local, também poderá gerar prejuízos aos comerciantes que não estiverem na Praia dos Anjos:

Durante os outros festivais da lula, tínhamos cerca de 35 barracas concentradas na Praia Grande, e em apenas uma edição o evento foi realizado na Praia dos Anjos, algo que não nos agradou na época, já que a Praia Grande é o local ideal para fazer o evento em função de ser o trecho onde a lula é pescada e por nos proporcionar uma melhor estrutura. Agora, com esse novo formato de Festival Gastronômico, teremos apenas 10 barracas na Praia Grande, enquanto a estrutura considerada a principal vai ficar na Praia dos Anjos. Quem vai ao festival não vai ficar circulando entre a Praia Grande, a Prainha e a Praia dos Anjos, vai escolher apenas um local para ir, e é claro que o público vai preferir ir onde tem barraquinhas e shows de artistas famosos” – observou Quinzinho.

A programação do 1º Festival Gastronômico da Lula acontece de 12h às 00h, na Praia dos Anjos, onde serão realizados os shows principais, e na Grande, Praia dos Anjos, Prainha, e nas praças de Monte Alto e Figueira, que receberão apresentações de artistas locais.

Na quinta-feira (18), véspera de feriado, quem sobe ao palco que será montado na Praia dos Anjos é o saxofonista George Israel, conhecido pelo seu trabalho com o grupo Kid Abelha. Na sexta-feira (19), quem se apresenta é Toni Garrido, ex-vocalista do Cidade Negra. No sábado (20), todo o carisma de Alceu Valença e no domingo (21), Banda Celebrare.

 

PREFEITURA AFIRMA QUE TODOS OS DETALHES FORAM DEFINIDOS APÓS REUNIÕES COM PESCADORES

Através de nota encaminhada ao Portal RC24h no início da noite desta quarta (3), a Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Secretaria de Turismo, informou que foram feitas reuniões com pescadores da Praia Grande em que foi acordado que, além da Orla Flávia Alessandra, eles também terão barracas cedidas pela Prefeitura no evento da Praia dos Anjos, local onde acontecerão os grandes shows, portanto eles não terão prejuízo algum. 

"O que nos motivou a pulverizar o evento dessa maneira, foi o entendimento de que o Festival tinha perdido muito em qualidade, nós observamos em outros anos, barracas de diversos segmentos, que não é o que propõe o Festival e tudo isso foi conversado com o Sr. Quinzinho. Firmamos um compromisso de montarmos palco, tenda, barracas, geradores, implantação de banheiros químicos e shows na Praia dos Anjos, e em contrapartida, levaríamos o aniversário da cidade, no mês de maio, para a Praia Grande" - garantiu o comunicado oficial.

Categorias: Arraial do Cabo Economia

Fotos da notícia




Outras notícias