Destaque negativo na mídia devido à balneabilidade das praias afeta turismo em Arraial do Cabo

Órgãos municipais e rede hoteleira fazem força-tarefa para mostrar a atual situação do mar na cidade; MPF entrou com liminar condenando Prefeitura, INEA e Prolagos


O grande destaque negativo que Arraial do Cabo teve na mídia nacional nos últimos dias, por conta dos problemas de balneabilidade nas praias da cidade, causou reflexo no turismo cabista.  Donos de hotéis e pousadas da cidade deram início a uma série de publicações nas redes sociais, divulgando vídeos das praias na manhã desta quarta-feira (30).

"Vamos enviar os vídeos para os grupos de excursionistas e também para agências de turismo, porque estamos tendo muitos cancelamentos de reservas por conta dessa informação que está sendo amplamente divulgada da poluição da água", conta a jornalista Mônica Marins, que é dona de um hostel em Arraial.

 

Alguns sites e páginas no Facebook chegaram a divulgar que as águas do 'Caribe brasileiro' tinham sido contaminadas por despejo de esgoto. O que não é verdade, já que a água das praias ganhou uma coloração escura devido ao rompimento da tubulação de dragagem que passa por baixo do asfalto na orla da Prainha, depois que a cidade foi atingida por uma forte chuva de verão na última sexta-feira (25). O lago do Parque Público Hermes Barcelos transbordou e a chuva arrastou a lama das encostas e dos morros para rede pluvial. Prainha, Praia dos Anjos, Praia do Forno e Lagoa de Monte Alto ficaram impróprias para o banho desde sábado (26). "É muito importante que todos tenham a preocupação de checar as informações que são transmitidas nas redes sociais para que não haja a disseminação das chamadas fake news", atenta a Secretaria de Comunicação e Eventos de Arraial (SECOM).

Em nota ao Portal RC24h, a SECOM afirmou, ainda, que desde sexta-feira tem divulgado informações e notas atualizadas sobre as ações que o governo municipal realiza para amenizar os transtornos causados com os alagamentos que atingiram vários bairros da cidade. "Ressaltamos que todas as informações estão sendo publicadas com total transparência e todos os questionamentos, sejam eles da imprensa ou de pessoas que tenham alguma dúvida sobre o assunto, também são respondidos. Lembrando que o objetivo é esclarecer todo o ocorrido nas praias, divulgando todas as notícias com responsabilidade social, principalmente por ser um acontecimento que envolve meio ambiente e também saúde pública", frisa a nota.

Logo no início da manhã dessa quarta, o prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, foi pessoalmente até às praias para fazer vistoria durante uma caminhada pelo Pontal do Atalaia, e divulgou vários vídeos mostrando que as águas das praias já estão voltando ao normal. Ele ainda prometeu voltar à praia nesta quinta-feira (31) e dar um mergulho no mar. Renatinho destacou que, agora, o esforço do governo é monitorar e transmitir, em tempo real, as condições da costa cabista pra evitar que fake news afetem ainda mais o turismo, a economia, o meio ambiente e a auto estima da cidade.


Nesta terça-feira (29), o secretário de Meio Ambiente, Márcio Croce, fez uma transmissão ao vivo para informar e acalmar a população. Segundo o secretário, cada praia teve uma ocorrência diferente. Na Praia dos Anjos, por exemplo, o sistema de escoamento utilizado, conhecido como 'tempo seco', funciona como uma rede de drenagem pluvial que é usado para escoar o esgoto sanitário quando não está chovendo. "Todo esse esgoto hoje, que é responsabilidade da Prolagos, é direcionado ao canal.  Com o alagamento do bairro, infelizmente temos que abrir o canal para que a cidade não tenha mais prejuízos com a enchente. Então essa água vai para o mar. Água de chuva, misturada com esgoto sanitário", explicou o secretário.

O secretário informou que a balneabilidade das praias voltará ao normal com o fluxo das marés. A expectativa é que isto ocorra nos próximos dias. A Prefeitura agora aguarda o resultado das análises das águas, realizadas separadamente, pela Prolagos e pelo INEA para que um relatório oficial seja divulgado.

REDE DE DRENAGEM DA PROLAGOS

A Prolagos assumiu o sistema de esgotamento sanitário em Arraial do Cabo em 2016 e desde então vem realizando investimentos para recuperar e ampliar o sistema de esgoto no município. Inicialmente as estações de tratamento e bombeamento receberam melhorias estruturais e operacionais para receber o esgoto coletado através do sistema tempo seco. Atualmente, está sendo construído o cinturão da Praia dos Anjos – uma rede coletora de esgoto, que vai captar o resíduo na rede de drenagem pluvial da Avenida da Liberdade e direcionar para o tratamento. Por se tratar de uma intervenção em uma importante via pública, a obra está suspensa durante a alta temporada e será retomada após o carnaval, no dia 11 de março. A conclusão do cinturão, que terá aproximadamente 2,5 quilômetros de rede coletora e 22 pontos de coleta em tempo seco, está prevista para final de maio.

A Prolagos também realizou um estudo para a ampliação da rede separativa de esgoto em Arraial do Cabo, o qual foi apresentado em audiência pública promovida pela agência reguladora (Agenersa), que está analisando o projeto. 

A empresa reafirma o compromisso com a população e o governo municipal em prestar um serviço que promova a saúde e qualidade de vida em Arraial.

PEDIDO DE LIMINAR

Nessa quarta-feira, o Ministério Público Federal (MPF) entrou na Justiça com um pedido de liminar para a imediata interrupção do despejo de esgoto in natura no mar de Arraial do Cabo. A liminar foi solicitada pelo procurador da República, Leandro Mitidieri Figueiredo, no âmbito da Ação Civil Pública, que pede a condenação da Prefeitura, da Prolagos e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) por causa da poluição causada pelo esgoto na Praia dos Anjos.

O MPF solicita à Justiça que determine que "no prazo de 5 dias, apresente relatório sobre o danos ambientais causados pelo rompimento da tubulação na Prainha, apontando os responsáveis pela manutenção e o estado de conservação da rede como um todo, devendo ser tomadas todas as medidas para impedir novos rompimentos, sob pena de multa diária pessoal ao Prefeito Municipal de R$5.000,00, devendo, para tanto, haver intimação também pessoal para o cumprimento da medida", e também que "o INEA, o MUNICÍPIO DE ARRAIAL DO CABO, ESAC e a PROLAGOS promovam a análise periódica mensal dos efluentes lançados diretamente nos corpos hídricos destinatários finais do esgotamento sanitário do município, especialmente em relação aos níveis de nitrogênio e fósforo, devendo-se adotar, ainda, as medidas de adequação aos requisitos e padrões técnicos vigentes (art. 16 da Resolução CONAMA nº 430, de 13/05/2011, e na Resolução CONAMA nº 274, de 29/12/2000), sob pena de multa diária pessoal ao agente público responsável de R$5.000,00, devendo, para tanto, haver intimação também pessoal para o cumprimento da medida". 

O governo municipal, que tem sido amplamente crucificado pelos problemas nas praias, ainda nessa quarta, instaurou um gabinete de urgência juntamente com as secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Governo; além da procuradoria do município, para determinar uma multa milionária a ser paga pela Prolagos.

Categorias: Arraial do Cabo

Fotos da notícia




Outras notícias