Arraial do Cabo é destaque na mídia nacional após praias serem consideradas impróprias para banho

Tubulação de rede de dragagem rompeu com a força da água da chuva e três praias ficaram com águas turvas


Na semana em que foi destaque em um dos mais conceituados sites de viagem do mundo como um dos melhores destinos de 2019 no Brasil, Arraial do Cabo voltou a ser destaque na mídia nacional. Desta vez, de forma negativa.

Após ser atingida por uma forte chuva de verão na última sexta-feira (25), o lago do Parque Público Hermes Barcelos, na Prainha, transbordou. A força das águas fez romper a tubulação de uma rede de dragagem que passa por baixo do asfalto na orla da praia. A grande quantidade de água da rede pluvial lançada ao mar deixou a Prainha, Praia dos Anjos, Praia do Forno e Lagoa de Monte Alto impróprias para o banho desde sábado (26).

O problema ganhou destaque nacional ao ser amplamente divulgado em portais como R7, Correio Braziliense, O São Gonçalo e Hypeness, frisando que as "águas cristalinas de Arraial do Cabo" ficaram "turvas e impróprias".

O Secretário de Comunicação da Prefeitura, Ronnie Plácido, informou que a Secretaria de Turismo do município já está fazendo um levantamento de dados com relação às reservas na rede hoteleira. 

Somente nos últimos dias, a página da Prefeitura de Arraial do Cabo ganhou mais de 10 mil curtidas. A maioria de turistas e pessoas interessadas em saber como está a situação das praias que foram sinalizadas como impróprias para o banho. "A pressão está forte em cima das redes sociais do município", afirma Ronnie. "Muitas pessoas estão comentando sobre a falta de balneabilidade nas praias que vinham de destacando", completa o secretário.

Por volta das 18h desta terça-feira (29), o secretário de Meio Ambiente de Arraial, Mário Croce, estará ao vivo na página da Prefeitura para falar quais as medidas que a pasta irá adotar como retaliação ao serviço prestado pela concessionária de serviços públicos de água e esgoto, a Prolagos.

O prefeito Renatinho Vianna aproveitou o momento para lembrar que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e os órgãos municipais estão atentos e monitorando de perto a situação das praias. Nesta terça-feira (29), a Prefeitura realizou uma ação de limpeza na Praia do Forno e a Guarda Marítima tem orientado turistas quanto à proibição de mergulho nos locais considerados impróprios.

Representantes da Prolagos e a prefeitura se reuniram na segunda-feira (28) para tratar dos assuntos decorrentes dos transtornos causados pela chuva. Renatinho afirmou ter mandado a procuradoria do município rever, com urgência, o contrato com a concessionária.

Uma análise será feita para avaliar se a água está contaminada. A Prolagos coletou amostras na segunda-feira. O resultado deve sair em 20 dias, de acordo com a concessionária. A tubulação, segundo a Prefeitura, já foi fechada no sábado e as obras serão realizadas na próxima semana.

Categorias: Arraial do Cabo Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias