ATUALIZADA / BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quarta-feira (19)

Juiz nega pedido de adiamento de demolição de quiosques da Prainha; MPF na cola de Alair Corrêa; Marquinho Mendes vence julgamento por unanimidade; liminar proíbe marido da prefeita de Araruama de colocar os pés na Prefeitura; As expectativas da oposição em Iguaba; Os enrolados com a Justiça na Região dos Lagos; Bernardo Ariston, o Rasputinzinho; Greve geral e muito mais...


IRREDUTÍVEL

?A expectativa de reversão da decisão judicial sobre a demolição dos quiosques da Prainha, em Arraial do Cabo, foi por água abaixo durante a tarde desta quarta (19). Davi Figueiredo, procurador geral do município, recebeu um NÃO em alto e bom som do juiz responsável por analisar o pedido de adiamento da retirada dos estabelecimentos. Durante audiência realizada no Ministério Público Federal de São Pedro da Aldeia, o magistrado se mostrou irredutível e não cedeu em nenhum ponto proposto pelos representantes dos quiosqueiros, que contaram com apoio incondicional do prefeito Renatinho Vianna. Dessa forma, a demolição dos quiosques irá acontecer a partir das 8h desta quinta-feira (20), véspera do feriado prolongado de Tiradentes. Os quiosqueiros, que aguardavam ansiosos por pelo menos um adiamento, visando aproveitar a grande movimentação de turistas durante o final de semana, agora correm contra o tempo para retirarem seus pertences da orla da Prainha. Vale ressaltar que a justiça já havia determinado a retirada dos quiosques através de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) firmado com o governo anterior, mas que não foi cumprido pela antiga gestão.

 

 

 

 

ONDE ESTÁ WALLY?

Oficiais de justiça do Ministério Público Federal (MPF) estiveram na manhã desta quarta-feira (19), atrás do ex-prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa, e de dois ex-secretários. Segundo informações, os oficiais estiveram no escritório do ex-prefeito, que fica em prédio na Avenida Teixeira e Souza, mas não o encontraram. Aliás, se tem uma coisa em que Alair ficou expert, foi em fugir dos oficiais de justiça. Está até parecendo aquela história do Wally, quem se lembra? Foi uma série de livros de caráter infanto-juvenil criada pelo ilustrador britânico Martin Handford, na década de 80. O objetivo central era fazer o leitor encontrar em ilustrações o Wally, personagem central da série. E em Cabo Frio, por onde será que anda Wally? Muitos dirão que ele está no Riala ou em uma quinta, em Portugal. 

 

 

 

 

ESTÁ QUASE LÁ

O julgamento do Recurso Especial Eleitoral, RESPE Nº 0000266-94.2016.6.19.0096, movido pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), Janio Mendes e outros advogados, contra o prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, já está no Diário de Justiça Eletrônico, mas ainda não entrou na pauta de julgamento do Tribunal Superior Eleitoral, o que deve acontecer a qualquer momento. E isso tem deixado muita gente da cidade 24h ligado no site do TSE, na expectativa da data do julgamento. *Já no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Marquinho ganhou de lavada. No início da noite desta quarta-feira (19), os juizes negaram por unanimidade (seis votos a zero) o recurso que pedia a cassação do diploma do prefeito de Cabo Frio e da vice Ruth Schuindt. O processo foi aberto pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), em face de improbidades e demais condenações do atual prefeito. *Nota atualizada às 19h40 desta quarta (19)

 

 

 

E aproveitando o ensejo, Carlos Magno, o mesmo advogado que garantiu a vitória de Marquinho por unanimidade, conseguiu através de uma liminar na justiça com que o marido da prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho, fosse terminantemente proibido de colocar os pés na Prefeitura. A decisão saiu pouco depois das 19h30 desta quarta (19). *Informação divulgada às 19h50

 

 

 

PARA TODOS ENTENDEREM

Para que todos entendam o motivo de tanta expectativa. O RESPE Nº 0000266-94.2016.6.19.0096, é baseado na condenação que Marquinho teve no processo 101, em que ele foi condenado a três anos e meio de inelegibilidade, e nas contas administrativas rejeitadas de 2012 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pela Câmara de Vereadores de Cabo Frio. Na tentativa de impedir MM de assumir a Prefeitura, o Ministério Público Eleitoral, Janio Mendes e outros candidatos derrotados ingressaram com ação contra o prefeito eleito, que chegou a ser condenado em primeira instância, mas teve a situação revertida no TRE-RJ (segunda instância), o que lhe assegurou a posse como prefeito. Agora, o processo está prestes a entrar em julgamento na última instância da Justiça Eleitoral, o TSE. Se condenado, MM será afastado do cargo e Aquiles Barreto, presidente da Câmara, assumirá o Executivo interinamente até que sejam realizadas novas eleições.

 

 

 

 

OS BAFÕES DE ARARUAMA

A semana tem sido de muitos bafões em Araruama. A prefeita e o vice tiveram o mandato cassado em primeira instância; o governo reinaugurou um hospital que logo em seguida foi interditado pela Vigilância Sanitária por causa de irregularidades; a UPA amanheceu nesta quarta-feira sem médicos. Uma manifestação em favor da prefeita acontece nesta tarde, a partir das 17h. Mas a oposição, que não descansa, já soltou aos quatro cantos que o casal Chiquinho teria feito a convocação dos contratados e comissionados, sob pena de ficarem sem emprego. Nas redes sociais o que se vê é uma cidade dividida, entre os que apoiam o governo e os que não. Uma postagem, inclusive, chamou bastante atenção. Na tentativa de mostrar que não é só a Lívia que é de Chiquinho, várias pessoas estão compartilhando a hashtag #SomosTodosDeChiquinho. Será que isso cola?

 

 

 

O SILÊNCIO DO VICE

Se por um lado o primeiro cavaleiro de Araruama é bem ativo nas redes sociais, responde os internautas, manda áudios pelo WhatsApp, muitas vezes agressivos, atacando outras pessoas, em especial a família Jeovani. Por outro, o vice de Lívia, Marcelo Amaral permanece em silêncio. Não se pronunciou nem mesmo na matéria do SBT Rio, que mostrou ele entrando e saindo do Hospital Regional, na época em que a fraude dos médicos foi descoberta. Não se sabe se ele está quieto para não botar mais lenha na fogueira ou se por ordem de Chiquinho. Mas diante disso tudo, o que não podemos deixar de citar é o silêncio da assessoria de Comunicação da Prefeitura, que simplesmente não responde à demanda da imprensa. Diante de tudo o que está acontecendo, nem mesmo uma nota oficial foi enviada. Os pronunciamentos da prefeita são obtidos apenas pelas postagens que ela faz nas redes sociais, porque ela não atende a jornalistas, nem na prefeitura, nem por telefone, e a Comunicação não responde às solicitações enviadas por e-mail. Aí é fácil o senhor Chiquinho da Educação dizer que a imprensa é comprada. Mais fácil desqualificar o bom jornalismo que enfrentar a realidade. Tática velha e demodê.

 

 

 

AS EXPECTATIVAS EM IGUABA GRANDE

O que não se pode negar é que a condenação de Lívia de Chiquinho, em primeira instância, deixou muitos políticos apreensivos e tantos outros com expectativas renovadas. É o caso de Iguaba Grande, onde a oposição ganhou mais gás depois da sentença da cidade vizinha. Claro que todos sabem que o caso de Lívia não tem nada a ver com o de Grasiella Magalhães. Mas a judicialização do caso da prefeita araruamense reacendeu a esperança para a realização de uma nova eleição em Iguaba Grande. Segundo a oposição, a população não está contente com o governo de Grasiella e, a possibilidade da Justiça se tornar implacável nas decisões dos processos que envolvem os políticos, deixa os que não são fãs de Grasi, mais otimistas com relação ao julgamento dela no STF. Bem, fora essa onda de otimismo, na Câmara de Iguaba, missão dada é missão cumprida. As contas da prefeita, referentes ao exercício de 2015, foram aprovadas por sete votos a favor e três contra. O vereador Alexandre Carvalho não compareceu à sessão. Agora, o próximo passo da oposição é ajuizar uma ação alegando nulidade no rito de votação, que não seguiu o Regimento Interno da Câmara e nem a Constituição Federal.

 

 

 

VISITA SURPRESA

O vice-prefeito de Iguaba Grande, Leandro Coutinho, realizou na tarde da terça-feira (18), uma visita surpresa à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Segundo ele, o objetivo foi de acompanhar o atendimento do Pronto Socorro e identificar possíveis falhas no serviço. De acordo com Coutinho, os problemas identificados na unidade são pontuais e não graves e o secretário de Saúde do município já foi procurado “para alinhar as questões e buscar soluções”. O vice adiantou que visitas como a de terça, serão realizadas com frequência por ele e pela prefeita Grasiella Magalhães, não só em unidades de saúde, mas em diferentes setores da prefeitura.

 

 

 

AGARRADOS COM A JUSTIÇA

Nesta semana de condenações e julgamentos na Justiça, levantamos um ponto curioso sobre a política da Região dos Lagos. De Araruama a Búzios, dos seis prefeitos apenas dois não têm problemas com a Justiça, que podem lhes custar os mandatos. São eles: Renatinho Vianna, de Arraial do Cabo, e Cláudio Chumbinho. Já o restante está perigando com as pendengas judiciais. Marquinho Mendes aguarda o julgamento do TSE e passa por julgamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nesta quarta-feira (19), no processo Nº 53.51-2017.6.19.0000, que é contra a expedição do diploma de prefeito. Dessas a que mais preocupa é a do TSE, última instância, que pode lhe custar a cadeira. André Granado, de Búzios, também responde processo na Justiça. Na península, a oposição aposta que o doutor vai estar fora do Executivo até agosto. Em Iguaba, a prefeita Grasiella Magalhães, está governo sob poder de liminar e o julgamento do processo pela no Supremo Tribunal Federal (STF), pode tirar ela do cargo. E Lívia de Chiquinho, que teve o mandato cassado em primeira instância por fraude eleitoral.

 

 

 

 

HORÁRIO ALTERADO

A sessão ordinária da Câmara de São Pedro da Aldeia, desta quinta-feira (20), será às 18 horas. O presidente da Câmara, Bruno Costa, alterou o horário porque pela manhã, as 10 horas, será inaugurada a Unidade Básica de Saúde Centro/Mossoró e todos os vereadores estarão presentes no evento.

 

 

 

 

 

RASPUTINZINHO

Quase passou batido, mas acabou sendo descoberto. O ex-deputado Bernardo Ariston, apareceu na delação da Lava Jato, com um codinome bastante curioso “Rasputinzinho”, conforme revelou Benedicto Jr, executivo da Odebrecht. A fonte é fidedigna (G1 nacional, Link no final da nota). Tentamos vários contatos com ele, mas não atendeu. A escolha do apelido foi o que mais despertou curiosidade. Seria o diminutivo de Rasputin, um homem que tinha extrema influência na família czarista da Rússia, antes da revolução comunista. Rasputin foi considerado um bruxo para muitos e morreu assassinado de forma cruel, em uma conspiração dos próprios membros da corte russa. Na delação, Benedicto revelou ter doado a Bernardo R$ 100 mil de caixa 2.

http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/apelidos-de-politicos-na-odebrecht-quem-e-quem.ghtml

 

 

 

 

NOTA DE FALECIMENTO

Morreu nesta quarta-feira (19) no Rio, aos 86 anos, a atriz Neuza Amaral. A morte causou grande comoção em Araruama, onde ela morou boa parte da vida, antes de voltar para o Rio, por causa de problemas de saúde. A atriz chegou a ser agraciada com a Medalha Tiradentes da Alerj, concedida pela deputada estadual Marcia Jeovani, em cerimônia realizada no plenário Barbosa Lima Sobrinho, no ano passado. A parlamentar, aliás, lamentou a morte de Neuza Amaral em postagem nas redes sociais. A equipe do Portal RC24h expressa os mais sinceros sentimentos à família e à todo o País, que acaba de perder uma grande atriz.

 

 

 

GREVE GERAL

Os sindicatos e entidades que representam os trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro estão convocando greve geral para a sexta-feira, dia 28 de abril. O objetivo é protestar contra a reforma trabalhista e da previdência. A convocação é para todo o Estado e também para manifestação que vai acontecer na Praça da Cinelândia, no Rio de Janeiro, a partir das 17h. Na Região dos Lagos, os sindicalistas programam manifestação a partir das 8h. Depois das 15h, os grupos seguirão para a capital, para a manifestação no Centro.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias