Polícia e movimento LGBT buscam soluções para o combate à homofobia na Região dos Lagos

Encontro foi articulado pelo programa "Rio Sem Homofobia" da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do governo Estadual


Nesta quarta-feira (1º) representantes do governo do Estado ligados às secretarias de Segurança, Assistência Social e Direitos Humanos se reuniram na sede do 25º BPM, em Cabo Frio, com o comandante do batalhão, titulares das delegacias da Região dos Lagos e representantes do Movimento LGBT de Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Rio das Ostras, Araruama, Armação dos Búzios. O foco do encontro foi a violência homofóbica na região e a busca por soluções para o combatê-la, gerando também o diálogo e a maior aproximação entre militantes e as polícias da região.

 

Na ocasião, também foram apresentados casos de homofobia na Região dos Lagos, não solucionados, alinhado um trabalho preventivo e diferenciado para coibir a discriminação e atender os LGBTs que forem aviltados nos seus direitos.

 

 

Para a delegada Flávia Monteiro, titular da 126ª DP (Cabo Frio), o encontro "estreitou os laços com o segmento e mostrou como é bom vivemos numa democracia". "Fortalecemos aqui um laço entre esse segmento historicamente discriminado e mostramos que a democracia é a melhor maneira de se viver numa sociedade", destacou Flávia.

 

A superintendência de Direitos Difusos Coletivos e Individuais da secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, trouxe dados estatísticos da Homofobia no Estado e prometeu articular junto com a secretaria de Segurança Pública uma nova capacitação, ainda para este ano, para todo o contingente de policiais civis e militares da Região dos Lagos.

 

Para Rodolpho Campbell, presidente do Fórum de Ongs LGBTs da Baixada Litorânea e presidente do Grupo Iguais, ong que defende o segmento na cidade de Cabo Frio, a reunião foi proveitosa e trará bons frutos.

 

"Mostramos casos de homofobia que estavam esquecidos pela polícia devido à transição de titulares e articulamos pontos primordiais, como medida preventiva a atos de homofobia por parte da população e por parte da polícia. Essa capacitação prometida para 100% do contingente militar e da polícia civil é o mecanismo que dará eficácia a um atendimento igualitário e respeitoso as nossas demandas e especificidades", pontuou Campbell.

 

O tenente coronel Ruy França, comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar enfatizou que este encontro é mais uma oportunidade de um bom diálogo. "Tivemos a oportunidade de ter um debate aberto e transparente com a militância e acredito que o mesmo vai servir para quebrar as barreiras e trazer uma prestação de serviço onde o tratamento será dado de maneira igual para todos".

 

 

Também participaram da reunião os titulares das delegacias e os responsáveis pelo policiamento militar das cidades de Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Búzios, Saquarema, Iguaba Grande e Araruama e militantes das cidades de Arraial do Cabo e Rio das Ostras; Cláudio Nascimento, Superintendente de Direitos Difusos Coletivos e Individuais da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Governo do Estado; Leriana Figueiredo, superintendente de Prevenção da secretaria estadual de Segurança Pública; e Sergio Simões Caldas, chefe do Departamento de Policia Civil da Região dos Lagos

Categorias: Cidadania

Fotos da notícia




Outras notícias