17/11/2025 — 13:39
  (Horário de Brasília)

Mutirão retira mais de 160 pneus do fundo do Canal do Itajuru, em Cabo Frio

Ação de limpeza mobilizou mergulhadores, voluntários da sociedade civil, o prefeito Dr Serginho (PL), iniciativa privada e poder público em prol da limpeza subaquática

Compartilhe

A Prefeitura de Cabo Frio realizou, no último sábado (15), a segunda etapa do mutirão de limpeza no Canal do Itajuru, uma grande força-tarefa ambiental promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Projeto Mar Sem Lixo. A mobilização, que integra as ações do programa “Cabo Frio Educada”, mobilizou mergulhadores, equipes de canoa havaiana, moradores, agentes da Defesa Civil, da Guarda Marítima e Ambiental, da Companhia de Serviços Públicos (Comsercaf) e outros órgãos municipais, em uma ampla operação na Praia da Passagem.

O prefeito Dr. Serginho (PL) participou do mutirão desde as primeiras horas da manhã. “Tem cada vez menos pneus, e isso é um bom sinal. Isso é um trabalho que não é um trabalho da Prefeitura, simplesmente. É a sociedade civil reunida, as pessoas que amam Cabo Frio, colocando a mão na massa”, disse.

Divididos em grupos, os voluntários percorreram cerca de 900 metros do Canal em busca de pneus submersos. Mais de 160 pneus foram retirados das águas. Também foram recolhidos objetos de madeira, plásticos, metálicos e de vidro — resíduos que, em sua maioria, têm longa persistência no ambiente e podem liberar substâncias tóxicas, prejudicando a fauna e comprometendo a qualidade da água. Todo o material coletado recebeu a destinação adequada pela Comsercaf.

Também presente durante toda a mobilização, o secretário de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira, falou sobre a iniciativa, que integra uma política contínua de educação ambiental e ordenamento do uso das áreas costeiras, por meio do programa “Cabo Frio Educada”. “Com o ‘Cabo Frio Educada’, atuamos no combate ao microlixo, ordenamento e fortalecimento da conscientização ambiental. E essa limpeza do canal é uma extensão desse trabalho. Notamos uma redução no número de pneus encontrados desde a nossa última ação, o que indica que as ações e a sensibilização estão dando resultado. Preservar o Canal do Itajuru exige atenção diária e o envolvimento de todos. Essa rede de colaboração, mergulhadores, remadores, voluntários, Mar Sem Lixo, Guarda Marítima, Defesa Civil, Comsercaf, pescadores, moradores e comerciantes, é fundamental para garantir que esse trabalho se perpetue”, ressaltou.

MAR SEM LIXO

O presidente do Projeto Mar Sem Lixo, Roberto Ramos, reforçou a gravidade desse tipo de resíduo: “O pneu é, hoje, o material mais encontrado no Canal do Itajuru. Encontramos pneus que provavelmente estão em decomposição há mais de 20, 30 anos. Isso é preocupante, porque cerca de 30% da composição do pneu é plástico. É um tipo de resíduo que se dispersa e se torna praticamente impossível de remover. Ações como essa minimizam esses impactos e nos ajudam a identificar pontos críticos de acúmulo. Essa é mais uma importante parceria que estamos fazendo com a Prefeitura, sociedade civil e a iniciativa privada, e é assim que tem que ser, porque a responsabilidade de cuidar e de manter limpo não é só da Prefeitura, é de todos nós, de cada cidadão”, disse.

Além da limpeza subaquática, o mutirão teve como objetivo sensibilizar moradores, turistas e comerciantes sobre a importância da conservação do Canal do Itajuru, da destinação ambientalmente adequada dos resíduos e do combate ao descarte irregular de lixo e entulho, que impacta diretamente a qualidade da água e do ecossistema local. A ação dá continuidade ao trabalho iniciado em fevereiro deste ano, quando foram recolhidos mais de 400 pneus.

O presidente da Associação de Canoa Havaiana, Victor Campanati, ressaltou o impacto positivo da ação. “Essas ações mostram às pessoas a importância de cuidar do mar e da terra. Esse trabalho da Prefeitura tem sido muito importante. A gente precisa apoiar, mobilizar pessoas e ajudar a conscientizar sobre o cuidado com esse bem que temos, que é tão bonito”, disse.

Praticante de canoa havaiana há 10 anos, Luís Carlos também marcou presença na manhã de atividades ambientais. “Temos um Canal lindo e precisamos preservar. Quem rema aqui percebe o quanto essas ações fazem diferença. O importante é evitar jogar lixo no chão. Se ninguém descartar de forma irregular, o lixo não chega ao canal”, afirmou.

A vice-presidente do Projeto Mar Sem Lixo, Gisele Letieri, destacou a importância da mobilização social. “Cuidar do ecossistema é cuidar da nossa própria vida. Tudo o que retiramos daqui iria parar no oceano, que é um dos principais reguladores climáticos do planeta. Mobilizar pessoas, sensibilizar e trazer esse pertencimento faz parte do processo de transformação. Essa parceria com a Prefeitura só fortalece o projeto e as nossas ações. Estamos aí para somar”, destacou.

A programação também integrou o calendário de atividades em alusão ao aniversário de 410 anos de fundação da cidade. Também participaram da mobilização representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, dentre eles o superintendente de Pesca, Humberto Santos, além do secretário de Turismo, Davi Barcelos.

Andréa Reys
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias