O Canil Municipal de Cabo Frio zerou a fila de cirurgias de castração e retirada de tumores de cães e gatos abrigados no espaço. A ação, realizada no domingo (30), contou com o apoio de veterinários voluntários e resultou na realização de 13 procedimentos em animais que aguardavam atendimento.
Além da mobilização cirúrgica, o Canil segue oferecendo atendimento clínico gratuito para animais de tutores sem condições financeiras, com consultas realizadas por médicos veterinários contratados pela Prefeitura. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, por ordem de chegada.
A unidade também disponibiliza exames laboratoriais. Para os animais que vivem no abrigo, os exames de sangue são custeados por um laboratório parceiro. Já para os tutores da população em geral, os exames são oferecidos a preço de custo, sem acréscimos.
Um grupo de veterinários especialistas voluntários também atua no local, oferecendo exames de imagem e consultas em áreas como ultrassonografia, raio X, cardiologia, gastroenterologia e oftalmologia. Nesses casos, os tutores contribuem com doações de itens essenciais para o funcionamento do canil, como areia para gatos e produtos de limpeza.
Segundo a superintendente de Proteção Animal, Fenela Assed, a colaboração entre profissionais fortalece a rede de cuidado aos animais atendidos pela unidade. “A iniciativa não apenas melhora o diagnóstico e o tratamento dos animais, mas também fortalece uma rede de apoio entre profissionais da veterinária”, afirmou.
Para ter acesso aos atendimentos especializados, os tutores devem primeiro levar o animal para uma consulta clínica no Canil. Caso seja constatada a necessidade, o encaminhamento para os especialistas voluntários é feito por meio de um sistema de agendamento gerenciado pela equipe.
A Superintendência de Proteção Animal é ligada à Secretaria de Agricultura e Pesca e funciona na sede da Fazenda Campos Novos, na Rodovia Amaral Peixoto, em Campos Novos.








Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).