03/01/2025 — 00:38
  (Horário de Brasília)

Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio recebe o lançamento de “Odoyá – Presentes às águas”

Evento acontece neste sábado (24). A atividade é gratuita, aberta ao público e contará com intérprete de Libras, demonstração de toques sagrados, capoeira, e muito mais

Compartilhe

O lançamento do documentário “Odoyá – Presentes às Águas” já está acontecendo no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART) de Cabo Frio neste sábado (24). O evento começou às 13h e está oferecendo uma programação diversificada, que inclui demonstração de toques sagrados, capoeira e uma roda de conversa sobre o filme.

O documentário explora a tradicional festividade de presentes à Yemanjá, que é celebrada há 18 anos na Praia do Forte, em Cabo Frio, no mês de fevereiro, e destaca a riqueza das culturas afro diaspóricas.

O filme é enriquecido com a historiografia do escritor, professor, historiador e babalaô Luiz Antônio Simas, além de depoimentos do Babalorixá Alex Guaraná e do Bispo da Igreja Católica Brasileira, Dom Joanir. Dom Joanir é responsável pela celebração de Nossa Senhora dos Navegantes dentro da festividade de Yemanjá e também atua na luta contra a intolerância religiosa.

Idealizado por Yuri Negreiros, o projeto conta com a produção do Núcleo de Experimentos Cênicos (NEC) e do Asé Parque São Jorge. A atividade é gratuita e aberta ao público, com intérprete de Libras disponível para garantir acessibilidade.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

  • 13h: Museu aberto ao público
  • 14h: Início das atividades
  • 14h20: Demonstração de toques religiosos e roda de capoeira (no jardim)
  • 15h30: Exibição do documentário “Odoyá – Presentes às Águas” (na nave histórica)
  • 16h: Roda de conversa seguida de encerramento (na nave histórica)
Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo