InícioCabo FrioMuseu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio lança nova exposição...

Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio lança nova exposição digital

“Olhares sobre o Convento” traz as abordagens de quatro fotógrafos da região sobre o Convento de Nossa Senhora dos Anjos

Em mais uma exposição digital no site, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional, o Mart/Ibram de Cabo Frio, reúne os olhares de quatro fotógrafos sobre sua sede, o Convento de Nossa Senhora dos Anjos.

A exposição digital “Olhares sobre o Convento” apresenta os trabalhos de Evangelos Pagalidis, Frederico Santa Rosa, Lu Rocha e Ricardo Alves sobre um dos monumentos mais antigos de Cabo Frio e da região.

O lançamento acontece nesta terça-feira (18), data em que se comemora o Dia Internacional dos Museus, às 10 horas, no site do Mart, em Exposições Temporárias: 2021.

Diante da proposta pedagógica de “Olhares sobre o Convento” e como forma de aprimorar sua abordagem didática, auxiliando o trabalho de docentes em sala de aula com material de estudo, a exposição conta com o texto “A educação do olhar”, análise de Mauro Trindade, professor do Instituto de Artes da Uerj, doutor em História e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ.        

A exposição digital “Olhares sobre o Convento” integra a programação do Mart/Ibram para a 19ª Semana Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus, que neste ano traz como tema, O futuro dos museus: recuperar e reimaginar. A programação completa de todos os museus e centros culturais participantes no Brasil pode ser conferida no site: www.museus.gov.br.

Sobre os fotógrafos da exposição digital Olhares sobre o Convento:

EVANGELOS PAGALIDIS: paisagista, ambientalista, agente cultural, fotógrafo e servidor público.

FREDERICO SANTA ROSA: cabofriense, fotografa há mais de 10 anos a Região dos Lagos. Professor de fotografia, ministra cursos e workshops regularmente para jovens fotógrafos em Cabo Frio e Búzios (RJ). Membro efetivo da Inspiration Photographers. O aperfeiçoamento do seu trabalho é constante, sendo o Instituto Internacional da Fotografia (SP), Marco Ravenna (Studioday Bologna – Itália), J.L. Bulcão (Paris – França) e as conferências internacionais Inspiration, as bases orientadoras para o desenvolvimento e criação dos seus trabalhos.

LU ROCHA: Luciana Rocha Moreira Lima, moradora da cidade, fotógrafa, professora de História e guia de turismo.

RICARDO ALVES: servidor público do Governo do Estado do RJ e fotógrafo (formado pelo SENAC). Há cerca de 30 anos, atua junto às comunidades agrícolas e tradicionais como técnico em agropecuária, e há 19 anos, vem, paralelamente, desenvolvendo o ofício de fotógrafo documental, registrando o cotidiano (festas, casamentos, seminários, entre outros) como forma de valorizar e fortalecer a cultura, o homem e o trabalho. Participou como fotógrafo do projeto do livro do Instituto de Terras e Cartografia (Iterj), “Memórias da luta pela terra”. Compôs a exposição “Novos Talentos” junto a outros servidores no Palácio Guanabara com a temática “Terra”. Em 2018, participou como convidado da exposição “Quilombos Região dos Lagos” no espaço Zanine, em Armação dos Búzios e de exposições virtuais. Entre os projetos, segue com a exposição itinerante em feiras de agricultores familiares, “Terra, semeando o olhar”.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content