InícioRegião dos LagosArmação dos BúziosMulheres empreendedoras trocam experiências no Fórum Mulheres & Negócios, em Búzios

Mulheres empreendedoras trocam experiências no Fórum Mulheres & Negócios, em Búzios

Encontro aconteceu na tarde desta sexta-feira (17), no Geribá Tênis Park

Uma plateia de mulheres empreendedoras – ou que sonham trilhar o caminho do próprio negócio – assistiu, na tarde desta sexta-feira (17), no Geribá Tênis Park, ao Fórum Mulheres & Negócios. O evento teve a presença da secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, e da secretária da Mulher de Búzios, Daniele Guimarães da Silva, que destacaram a importância do apoio de políticas públicas ao empreendedorismo feminino. O encontro faz parte do calendário da Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ) no Mês Estadual da Mulher Empreendedora.

Durante o Fórum, que reuniu cerca de 50 mulheres, foram montados boxes, onde empreendedoras de Búzios puderam expor e vender seus produtos. Numa mesa de conversa, mulheres que estão à frente de seus empreendimentos contaram suas experiências. Para a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, os eventos que estão movimentando Búzios nestes dois dias são uma celebração da luta das mulheres pela conquista de seu espaço.

“Nosso governador sancionou recentemente uma lei que criou o Mês do Empreendedorismo Feminino. Por isso, estamos aqui, para celebrar novembro inteiro. Mas todos os dias e todos os meses são dias e meses da mulher: da mulher empreendedora, da mulher empresária, da mulher mãe, da mulher dona de casa, da mulher onde ela quiser ocupar o espaço dela”, disse a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, que ressaltou a importância da criação de uma secretaria voltada para as políticas públicas para mulher.

A secretária da Mulher de Búzios, Daniele Guimarães da Silva, ressaltou que as mulheres precisam ser incentivadas a ocupar todos os espaços

“Não é fácil para nós, mulheres, ocuparmos cargos de chefia, de liderança, mas não é impossível. A gente pode empreender, a gente pode ser dona de casa, a gente pode ter nosso próprio negócio, ter uma renda extra”, disse.

Karoline Mendez, superintendente de Autonomia Econômica da SEM-RJ, mediou uma mesa em que Almerinda Valinho, franqueada de duas lojas do Mcdonald’s em Búzios, e Marcele Portos, coordenadora de empreendedorismo feminino da SEM-RJ, falaram sobre suas experiências pessoais à frente de negócios e boas práticas.

Mês Estadual da Mulher Empreendedora

O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é comemorado dia 19 de novembro, data instituída pelas Organizações das Nações Unidas (ONU). No Brasil, a Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino foi criada pelo Governo Federal com objetivo de promover a troca de experiências e a educação empreendedora entre as mulheres. No Rio de Janeiro, a Alerj aprovou a lei 10.166/23, de autoria da deputada Tia Ju, que inclui no calendário oficial do estado o Mês Estadual da Mulher Empreendedora.

Rio de Janeiro é o estado com a maior porcentagem de empreendedoras no país

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, com base da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE, no 3º trimestre do ano passado, o Rio de Janeiro é o estado com maior proporção de empreendedoras: 38% dos empreendimentos são liderados por mulheres (a média nacional é de 34,4%).

Além disso, 53% das mulheres empreendedoras fluminenses são chefes de família.
Ainda segundo a pesquisa do Sebrae, o estado do Rio tem mais de 941 mil empreendedoras (9,1% do total do país), ficando atrás apenas de Minas Gerais com mais de 980 mil (9,5%) e São Paulo com mais de 2,4 milhões (23,9%).

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem | Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo