Um vídeo chocante está viralizando nas redes sociais, onde uma mulher, repleta de cortes, teria sido atacada por uma onça-pintada em Araruama, na região de São Vicente. O caso teria ocorrido nesta semana, e a vítima não teria resistido aos ferimentos.
Os relatos também dão conta de que o marido dela teria alvejado o animal. Junto do vídeo, também está sendo compartilhada a imagem da onça, com a marca do tiro. Apesar da história meticulosamente elaborada, após levantamento de dados, foi constatado que se trata, na verdade, de uma fake news.
Apesar de a história ser mentirosa, o vídeo é verdadeiro. Trata-se de um caso em que uma mulher foi atacada a facadas pelo próprio filho no interior do Pará, no mês de março. O agressor foi preso em flagrante. Não há informações se a vítima sobreviveu.
A onça-pintada é encontrada principalmente em áreas de florestas tropicais, como a Amazônia e a Mata Atlântica. Além disso, a espécie também é vista em outros biomas, como o Pantanal, o Cerrado e até áreas de Caatinga.
No estado do Rio de Janeiro, os avistamentos desses animais são extremamente raros, devido à perda de habitat e à urbanização. Elas podem ser registradas em áreas mais preservadas, como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos ou outras reservas com remanescentes de Mata Atlântica. Em Araruama e na Região dos Lagos, o bioma predominante de restingas e áreas costeiras não é o habitat ideal para a espécie, e não há registros confirmados de sua presença ali.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).