O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) deflagrou, nesta terça-feira (13), a Operação Conexões, com o objetivo de apurar a atuação de uma possível organização criminosa e desvios de recursos públicos na Prefeitura de Saquarema. A investigação ocorre no âmbito da Procuradoria-Geral de Justiça, devido à presença de agente político com foro por prerrogativa de função.
A pedido do MPRJ, o Terceiro Grupo de Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) expediu 30 mandados de busca e apreensão. As ordens foram cumpridas em endereços vinculados a 20 pessoas físicas e 10 jurídicas, localizados nos municípios de Saquarema, Rio de Janeiro, Niterói, Maricá, São João de Meriti e São Gonçalo.
Segundo o procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, os contratos sob investigação ultrapassam R$ 326 milhões, sendo que alguns já apresentam indícios de sobrepreço apontados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). “Onde houver sinais de fraudes e enriquecimento ilícito com recursos públicos, o Ministério Público vai atuar com rigor. É isso que a sociedade espera de nós — e é isso que estamos fazendo”, afirmou.
A operação é conduzida por promotores de Justiça, com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e de oficiais de Justiça do TJRJ. As diligências visam reunir provas no Procedimento Investigatório Criminal (PIC) que apura os crimes de organização criminosa e peculato, supostamente praticados durante a gestão da ex-prefeita de Saquarema.
Por decisão judicial, os nomes dos investigados e outros detalhes da operação permanecem sob sigilo.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.