10/09/2025 — 17:59
  (Horário de Brasília)

MPF pede anulação de recomendação da Aneel que favorece renovação da concessão da Enel no Rio

Ação questiona qualidade do serviço prestado pela concessionária, que atende mais de 7 milhões de pessoas no estado

Compartilhe

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação pedindo a anulação da recomendação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a renovação da concessão da Enel por mais 30 anos no Rio de Janeiro. A concessionária é responsável pela distribuição de energia em 73% do território fluminense, atendendo a mais de sete milhões de clientes.

A ação, assinada pelo procurador Leonardo Almeida Côrtes de Carvalho, foi fundamentada em relatório apresentado pelo deputado estadual Flávio Serafini (PSOL) e aponta insatisfação generalizada com os serviços da empresa. O documento menciona termos como “abuso”, “omissão” e “gravíssimas falhas”, além de criticar a Aneel por omissão diante de reiteradas reclamações e problemas.

A Enel lidera o índice de reclamações da agência reguladora e está entre as três empresas com mais ações no Tribunal de Justiça do Rio. Segundo o MPF, a Aneel deixou de cobrar a execução de multas que ultrapassam R$ 54 milhões e falhou na fiscalização de indicadores de qualidade do serviço.

Um dos pontos centrais da ação envolve os chamados “expurgos” — exclusões de medições de qualidade em situações excepcionais, como temporais ou quedas de árvores. Enquanto a média do setor entre 2020 e 2024 foi de 54,73%, a Enel registrou 115,47%, mais que o dobro. Para o MPF, esse número evidencia distorções e manipulação nos indicadores.

Em resposta, a Aneel informou que os critérios de análise são definidos pelo governo federal, responsável por estabelecer as diretrizes das concessões, e que cabe ao Ministério de Minas e Energia decidir sobre a renovação. Já a Enel declarou que ainda não foi notificada da ação, reforçando que cumpre integralmente os critérios previstos no decreto que regula a prorrogação das concessões, os mesmos aplicados em todo o país.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias