09/07/2025 — 23:07
  (Horário de Brasília)

MPF oficia ICMBio sobre incidente com baleia em Arraial do Cabo

Órgão ambiental afirma que fiscalização já autuou embarcação envolvida no caso

Compartilhe

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou esclarecimentos ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) sobre uma colisão envolvendo uma embarcação de turismo e uma baleia, registrada no domingo (6) na Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo.

No ofício, o MPF questiona se a empresa responsável pela embarcação foi autuada em razão do incidente. Também requer, caso a infração tenha sido formalizada, o envio da cópia integral do procedimento administrativo instaurado. O despacho foi assinado pelo procurador da República Leandro Mitidieri, com prazo de 30 dias para resposta.

A Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo, unidade do ICMBio responsável pela área, informou à reportagem que ainda não recebeu oficialmente o ofício enviado pelo MPF. Apesar disso, confirmou que já tem conhecimento do ocorrido e que a apuração da infração foi concluída, resultando na autuação da embarcação.

O caso veio à tona após a divulgação de um vídeo que mostra o momento em que a lancha se aproxima de um grupo de baleias e atinge um dos animais. Nas imagens, é possível ouvir pessoas em outras embarcações pedindo para o condutor recuar, o que não foi atendido.

As imagens foram encaminhadas ao MPF, que abriu procedimento para apurar se houve crime ambiental e omissão por parte das autoridades responsáveis pela fiscalização. A Procuradoria também busca verificar se medidas foram adotadas para responsabilizar os envolvidos e evitar novos episódios semelhantes. A Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo (Resex), em conjunto com a Polícia Federal, investiga o caso.

A Fundação de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (FUNTEC Ambiental), que executa o Projeto Mar de Baleias em parceria com o ICMBio, afirmou que, até o momento, não há registros de ferimentos, encalhe ou morte da baleia envolvida no incidente.

Confira o documento:

Confira a nota de esclarecimento do ICMBIO:

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias