InícioRegião dos LagosArmação dos BúziosMPF determina retirada de estruturas de restaurantes da faixa de areia em...

MPF determina retirada de estruturas de restaurantes da faixa de areia em praia de Búzios

Estabelecimentos tem utilizado cercas de plantas, bordas de madeiras e ombrelones chumbados para ampliar o espaço, causando prejuízo ambiental e à demais atividades

O Ministério Público Federal (MPF) publicou, nesta quarta-feira (15), uma medida liminar determinando a retirada de estruturas permanentes, como cercas de plantas, bordas de madeira e ombrelones chumbados por restaurantes em área de praia pública de Búzios.

Conforme o MPF, foi evidenciada a continuidade das estruturas fixas instaladas pelo restaurante Pizza Pino na faixa de areia da Praia do Canto, “apropriando-se indevidamente do espaço público da praia”. Ainda segundo o documento, há omissão do poder público municipal para realizar a retirada desses materiais, além de ordenar o uso da praia.

O fato tem estimulado que “outros restaurantes também coloquem estruturas permanentes e promovam o ‘cercamento’ ou ‘privatização’ de trecho da faixa de areia”, como o realizado pelo restaurante O Canto, que avançou sobre a faixa de areia da mesma forma, mas cercando a área com plantas e estrutura de madeira.

De acordo com o MPF, a prática dos estabelecimentos implicam diretamente em outras atividades, como a tradicional dos pescadores, de remo ou “mero desfrute da praia na areia, isso porque as estruturas fixas amanhecem lá e permanecem, mesmo enquanto os restaurantes estão fechados”.

Procurada, a Prefeitura de Búzios, não se pronunciou até o fechamento da matéria.

Coordenadora de Reportagem na Portal RC24h | Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo