O Ministério Público Federal (MPF) convocou, para esta quinta-feira (27), às 18h30, uma reunião pública com comunidades quilombolas e órgãos públicos para tratar das obras do Mirante do Pai Vitório, em Búzios (RJ). O encontro também abordará os efeitos da atividade turística no Mangue das Pedras e as implicações para a Comunidade Quilombola da Rasa e para as Marisqueiras, conforme previsto na Convenção 169 da OIT.
A convocação ocorre dentro do procedimento administrativo conduzido pelo MPF, que acompanha questões ambientais e assuntos relacionados às comunidades tradicionais no Mangue das Pedras.
Foram chamados para participar representantes da Prefeitura de Búzios, do Instituto Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Inea), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além da Comunidade Quilombola da Rasa e das Marisqueiras.
O MPF também requisitou ao Iphan informações sobre as ações adotadas para iniciar o processo de tombamento dos caminhos dos escravos no Morro do Pai Vitório.
A reunião ocorrerá na Escola Municipal Professora Cilea Maria Barreto, no bairro da Rasa.





