back to top
quarta-feira, setembro 18, 2024
InícioRegião dos LagosArraial do CaboMPF cobra fiscalização mais rigorosa em reserva extrativista de Arraial do Cabo

MPF cobra fiscalização mais rigorosa em reserva extrativista de Arraial do Cabo

Preocupação do MPF é com a preservação da cultura tradicional dos pescadores artesanais e a garantia de que os benefícios da atividade turística na região revertam para a comunidade local

O procurador da República Leandro Mitidieri, em audiência pública na Câmara dos Deputados realizada na terça-feira (13), cobrou uma fiscalização mais rigorosa na Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (RESExMar). A preocupação do Ministério Público Federal (MPF) é com a preservação da cultura tradicional dos pescadores artesanais e a garantia de que os benefícios da atividade turística na região revertam para a comunidade local.

Uma das principais críticas do MPF é a recente outorga de novas licenças para atividades turísticas na reserva, que, segundo o procurador, beneficiou pessoas que não vivem exclusivamente da pesca. “O último edital incluiu pessoas que não vivem da pesca ou então que não têm ali, naquele ambiente, a sua forma de sustento ou de reprodução cultural”, afirmou Mitidieri.

O procurador reconhece a importância do turismo para a região, mas defende que a atividade seja realizada de forma sustentável e que os benefícios sejam compartilhados com a comunidade tradicional. “O que a gente vê hoje é uma Resex que você não reconhece como unidade de conservação voltada para um povo tradicional. Porque são [vistas] grandes embarcações, com nomes de agências vendendo os passeios, lotação enorme. Isso tudo é a maior preocupação do MPF”.

A audiência pública contou com a participação de representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do município de Arraial do Cabo e da Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (Aremac).

Sobre a Reserva Extrativista

Criada em 1997, a Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo tem como objetivo proteger a cultura tradicional da pesca artesanal na região. A área abrange um cinturão pesqueiro entre as praias de Massambaba e Pontal, incluindo uma extensa faixa marinha. A gestão da área marinha da reserva foi concedida ao ICMBio, que a repassou à Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (Aremac).

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo