Na manhã deste domingo (31), uma operação de fiscalização na RJ-106, em Saquarema, resultou na apreensão de aproximadamente 15 mil jardas de linha chilena. A ação foi conduzida por policiais militares do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv), na altura do km 44,5, na Serra do Mato Grosso.
Durante a abordagem, a equipe do Posto Rodoviário 1.2 interceptou um veículo VW Gol vermelho, ocupado por quatro pessoas. Nada de ilícito foi encontrado com os passageiros, mas, ao revistar o carro, os agentes localizaram quatro rolos de linha com cola e vidro — popularmente conhecida como linha chilena. O material, cuja fabricação e comércio são proibidos por lei, foi imediatamente apreendido.
O condutor do automóvel, identificado como Luiz Fernando Pereira de Souza Junior, de 35 anos, não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o veículo estava sem licenciamento. Por essas irregularidades, ele foi autuado com base nos artigos 162 I e 230 V do Código de Trânsito Brasileiro.
O motorista foi conduzido à 124ª DP, em Saquarema, onde o caso foi registrado. O material ficou apreendido, e Luiz Fernando permaneceu detido, aguardando pagamento de fiança estipulada em 100 UFIRs.
O uso, fabricação e comercialização da linha chilena estão proibidos no estado do Rio de Janeiro desde a Lei 8.478/2019, que prevê pena de até quatro anos de prisão para quem descumprir a norma. A proibição se deve ao alto risco que o material representa, por ser cortante e frequentemente usado em práticas ilegais.
*Fonte: Plantão Guia Região dos Lagos.