A Mostra Ubuntu – Ocupação Cultural na Periferia promete transformar a cena cultural de Cabo Frio e região no próximo sábado, dia 18 de janeiro, reunindo 12 atrações que exaltam a cultura afro-brasileira e celebram o Dia da África. Com base na filosofia africana Ubuntu, que significa “eu sou porque nós somos”, o evento busca promover valores como unidade, respeito e fortalecimento comunitário.
A Mostra Ubuntu tem como objetivo descentralizar a cultura, levando atividades gratuitas e de qualidade para comunidades periféricas, rurais e tradicionais. O local escolhido para o evento, o CIEP 458 Hermes Barcelos, no Jardim Esperança, foi pensado estrategicamente para abraçar populações que historicamente têm menos acesso a manifestações artísticas.
Com apresentações musicais, teatrais, contação de histórias e batalhas de rima, o evento será uma celebração inclusiva, valorizando a diversidade e a resistência cultural das periferias.
De acordo com a organização, a Mostra Ubuntu oferece um espaço seguro, inclusivo e criativo para crianças, jovens e adultos. Além de fortalecer o pertencimento local e valorizar narrativas afro-centradas, o projeto também movimenta a economia criativa, gerando renda e visibilidade para artistas e coletivos negros.
Entre os objetivos principais estão: Acesso à cultura afro-brasileira: Diversas expressões artísticas realizadas por artistas negros e periféricos; educação descolonizada: Aprendizado sobre a verdadeira história do Brasil, com a condução de historiadores negros; atividades inclusivas: Contação de histórias, peças teatrais e brincadeiras para todas as idades; valorização da periferia: Fortalecimento da identidade e do território por meio da arte; fomento à economia criativa: Integração de artistas e produtores culturais locais; combate à violência: Oferecer alternativas culturais e educativas para afastar jovens de contextos de vulnerabilidade.
Programação diversificada
A Mostra Ubuntu contará com atrações para todos os públicos, unindo dança, música, poesia e performances culturais. Confira a programação completa:
13h00: DJ Malu
13h30: Pierre de Cristo e Guilherme Teixeira
13h50: DJ Malu
14h00: Capoeira Mestre Sapão
14h40: DJ Malu
15h00: Contação de Histórias com Sa Soraya
15h30: Pocket Peça “Nossos Passos Vêm de Longe” e Jongo
16h10: DJ Malu
16h30: Batalha de Rima com Jhow e amigos
17h00: Cantor Vitor Hest
17h20: Sarau de Poesia Slam Das Donas
17h50: Cantora Isa
18h20: Oficina de Dança com Forró na Praça – Prof. João
19h10: DJ + Charme com dançarino Feijão
19h40: Grupo de Samba (primeiro set)
20h20: DJ Malu + Charme com dançarino Feijão
20h50: Grupo de Samba (segundo set)
21h30: Baile Funk com DJ – Encerramento
Serviço
Evento: Mostra Ubuntu – Ocupação Cultural na Periferia
Quando: 18 de janeiro de 2025
Onde: Jardim Esperança – CIEP 458 Hermes Barcelos
Entrada: Gratuita
Mais informações:
E-mail: olhardaperifa@gmail.com
Telefone: (21) 99787-8900
A Mostra Ubuntu, idealizada por Thammy Carvalho, é mais do que um evento cultural. É um ato de resistência, amor e valorização da cultura afro-brasileira e das comunidades periféricas. Não perca!