InícioCulturaMostra de Cinema de Maricá apresenta documentário 'Cidade de Deus - 10...

Mostra de Cinema de Maricá apresenta documentário ‘Cidade de Deus – 10 Anos Depois’

Evento online chega ao sexto dia neste sábado (26) e terá ainda transmissão de obras sobre memórias de torcedores no Maracanã e homicídios de civis pela polícia

A I Mostra Online de Cinema de Maricá chega ao sexto dia neste sábado (26) com a exibição do documentário “Cidade de Deus – 10 Anos Depois”.

A exibição será nas páginas da Prefeitura de Maricá e da secretaria de Cultura no Facebook e no YouTube, a partir das 21h.

Ao longo do dia, também serão exibidos “Geraldinos”, às 16h, para os amantes do futebol e o premiado “Auto de Resistência”, às 19h.

Geraldinos

Construído em 1950 para a primeira Copa no Brasil, o Maracanã foi, por 60 anos, o espaço mítico do futebol-arte. Nesse território, a Geral era o lugar destinado ao povão. Não havia como jogadores e técnicos deixarem de ouvir as críticas e até xingamentos dos torcedores apaixonados.

O documentário “Geraldinos” de 2015, dirigido por Pedro Asbeg e Renato Martins, é dedicado à memória destes torcedores. O filme analisa as mudanças na reforma do estádio, em 2010, que decretaram não só o fim da concepção de um espaço para todos, mas a instalação de um modelo mais elitista de espetáculo e de cidade.

Auto de Resistência

Dirigido por Natasha Neri e Lula Carvalho, “Auto de Resistência” é um documentário sobre os homicídios praticados pela polícia contra civis, no Rio de Janeiro, como o da chacina de Costa Barros, onde cinco jovens amigos foram mortos pela polícia.

O filme acompanha a trajetória de personagens que lidam com essas mortes em seus cotidianos, mostrando o tratamento dado pelo Estado a esses casos, desde o momento em que um indivíduo é morto, passando pela investigação da polícia, até as fases de arquivamento ou julgamento por um tribunal do júri.

A obra ganhou o prêmio de melhor documentário no Festival “É Tudo Verdade 2018”, foi selecionado para a Mostra FrontLight, do International Documentary Film Festival of Amsterdam (IDFA), indicado ao Prêmio de Direitos Humanos do IDFA e qualificado para o Oscar 2019.

Cidade de Deus – 10 Anos Depois

Lançado em 2013, sob a direção de Cavi Borges, Luciano Vidigal, “Cidade de Deus – 10 Anos Depois”, resgata os 10 anos passados desde o lançamento de “Cidade de Deus”, longa de Fernando Meirelles e Kátia Lund, que recebeu quatro indicações ao Oscar e incontáveis prêmios em todo o mundo.

O documentário pretende mostrar o que mudou na vida dos intérpretes do longa de 2002. Personagens que já fazem parte da história recente do cinema nacional, como Dadinho, Bené e Zé Pequeno, entre outros, participam do filme.

A I Mostra Online de Cinema de Maricá segue sendo transmitida sempre pelas páginas da Prefeitura e da Secretaria de Cultura na internet até 30 de junho.

Luiz Felipe Rodrigues
Estudante de Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como estagiário do G1 na InterTV, afiliada da Rede Globo. Desde junho de 2020, escreve para o Portal RC24h.
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content