Será inaugurada neste sábado (3), às 19h, no Museu José de Dome – Charitas, em Cabo Frio, a primeira edição da Mostra de Arte Caiçara – MAC. Com curadoria da artista e produtora cultural Taz Mureb, a exposição propõe uma ponte entre gerações ao reunir trabalhos autorais de mestres da cultura popular regional, com o objetivo de aproximar o público jovem das tradições caiçaras.
A mostra apresenta o que há de mais representativo na produção de artistas reconhecidos por sua dedicação e maestria nas técnicas que cultivam há décadas. Entre os nomes confirmados estão Chiquinho da Sucata, com suas esculturas feitas a partir de materiais reaproveitados; Já Silva, com a luthieria manual de traço inovador; J. Novaes, com artes plásticas consagradas; Yuri Vasconcellos, com sua pintura livre; Seu Gaúcho da Gamboa, no nautimodelismo; e Tia Eva, no manejo artesanal da palha.
Além de valorizar os trabalhos conceituais e autorais desses artistas, a exposição presta homenagem a figuras marcantes da cultura local, como Antônio Azevedo, o “Toninho Passa-Fome”, conhecido por seus peixes de metal, e Celinho “Pé de Pato”, percussionista que se dedicou à preservação da arte caiçara de raiz.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.