Moradores de uma residência em Praia Seca, distrito de Araruama, tiveram uma surpresa no fim de semana ao encontrarem uma jiboia dentro de uma máquina de lavar roupas. A situação levou ao acionamento da Área de Proteção Ambiental (APA) de Massambaba, vinculada ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA).
Os guarda-parques João Gabriel e Leandro foram responsáveis pelo resgate. Eles realizaram a captura de forma segura, sem riscos para os moradores nem para o animal. Após a avaliação, a jiboia foi solta em uma área de vegetação, retornando ao seu habitat natural.
A recomendação é que, em casos semelhantes, a população não tente capturar ou manusear animais silvestres. O contato das equipes especializadas pode ser feito pelo telefone (21) 96442-6057.
A jiboia é uma espécie comum na Região dos Lagos e não é peçonhenta. Embora não apresente risco de envenenamento, pode reagir em situações de estresse ou defesa, o que torna essencial a atuação de profissionais capacitados no manejo.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.