Moradores do bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio, têm demonstrado preocupação com o estado de conservação da praça localizada em frente ao conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida.
Segundo os relatos, o espaço público tem sido tomado por lixo, esgoto a céu aberto e estrutura precária. Eles afirmam que a área, que poderia ser ponto de encontro e prática esportiva para crianças e adolescentes da região, encontra-se “sem condições adequadas de uso”.
Há na comunidade um projeto em andamento voltado para atividades como capoeira, futebol e vôlei, com o objetivo de oferecer alternativas saudáveis e educativas para os jovens da região. No entanto, os organizadores afirmam que a atual infraestrutura da praça impossibilita o início das atividades.
A proposta dos moradores é utilizar o espaço para afastar as crianças da vulnerabilidade social e de situações relacionadas ao tráfico e ao uso de drogas. Eles pedem atenção ao local e esperam que a área seja reformada para que possa cumprir essa função social.
Sobre o caso, a Prefeitura de Cabo Frio informou que a Secretaria de Serviços Públicos tem atuado constantemente no local em questão para resolver antigas pendências estruturais, sendo a última vez na sexta-feira (4).
O município informou, ainda que “outras ações estão previstas para a realização dos reparos necessários” na localidade.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.