InícioRegião dos LagosCabo FrioMoradores denunciam demora para regularização de título de eleitor em Cabo Frio

Moradores denunciam demora para regularização de título de eleitor em Cabo Frio

Denúncias apontam que, nesta segunda-feira (15), teve gente que apenas conseguiu sair do local depois das 21h. O TRE fecha às 17h.

Moradores de Cabo Frio estão denunciando a demora excessiva e a falta de infraestrutura básica na 256ª Zona Eleitoral, localizada na Rua Gustavo Beranger, no Centro. Segundo relatos, no local, cerca de 80 pessoas ainda aguardavam atendimento às 17h40 desta segunda-feira (15), ultrapassando o horário de fechamento às 17h. Tem gente relatando que apenas conseguiu voltar para casa depois das 21h.

O atendimento na localidade tem início às 11h e, ainda de acordo com a denúncia, tem gente esperando desde 11h30. Além disso, os presentes, incluindo alguns vindos do distrito de Tamoios, também reclamam da ausência de água potável, sendo obrigados a adquirir o próprio recurso, e até mesmo de tomadas, tendo em vista a quantidade de pessoas.

A situação marca a aproximação do prazo final para o cadastro eleitoral, que termina em 8 de maio. Apesar de quatro guichês em operação, apenas três realizavam o cadastramento biométrico, necessário para a regularização dos eleitores antes das eleições municipais de outubro. Denunciantes afirmam que as portas foram “fechadas”, para mais ninguém entrar e declaram “não fazer ideia de que horas vão sair do local”.

Inclusive, tem gente culpando os próprios moradores, afirmando que os mesmos deixaram para efetuar a regularização dos títulos de eleitores “em cima da hora”. Nas redes sociais, onde o vídeo viralizou, uma mulher, que se diz funcionária do TRE de Cabo Frio, respondeu a uma pessoa que reclamou sobre a demora de atendimento da seguinte forma:

“Uma falta de respeito com nós, servidores públicos do TRE, porque pessoas iguais a você, que deixaram para a última hora, não têm direito algum de reclamar!”.

Na manhã desta terça-feira (16), uma fila começou a ser feita no local a partir das 6h. Diante dos fatos, o RC24H entrou em contato com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, responsável pelo serviço, questionando a motivação de tanta demora. Em resposta, foi enviada a seguinte nota:

“A Justiça Eleitoral tem feito ampla campanha de cadastramento da biometria desde janeiro deste ano. Apesar dos esforços do TRE-RJ, historicamente, muitos eleitores deixam para comparecer a uma unidade da Justiça Eleitoral em cima do prazo do fechamento do cadastro eleitoral, que ocorre a menos de um mês, em 8 de maio. Atualmente, 63.316 (37,45%) eleitores de Cabo Frio ainda não fizeram a biometria. O TRE-RJ tomou providências para minimizar os transtornos pela espera no atendimento, como reforço no policiamento da localidade, instalação de novo ponto de hidratação e o envio de equipamentos para que as quatro posições de atendimento da unidade estejam completamente operacionais e operem na plenitude já a partir desta quarta-feira”.

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo