Moradores de Cabo Frio denunciam dificuldades para acessar consultas e procedimentos no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, atribuindo o problema a demissões de profissionais. Eles relatam que, no fim desse mês, foram registrados episódios de cancelamentos de atendimentos em cima da hora e interrupções de serviços.
Conforme a denúncia, entre os serviços impactados estão consultas de neurologia infantil e planejamento familiar, o que teria afetado pacientes de diferentes localidades da cidade.
Uma moradora, que preferiu não se identificar, relatou que, no dia 16, tinha uma consulta agendada para o filho com um neurologista pediátrico às 9h. Vários pais e responsáveis ficaram aguardando a chegada do médico desde o início da manhã, incluindo alguns vindos de cidades vizinhas. Ela relata que, após horas de espera, por volta das 11h, os funcionários comunicaram que o atendimento não seria realizado, pois o médico responsável havia sido demitido.
“Eles poderiam encaminhar para algum outro hospital, isso é um absurdo que estão fazendo”, criticou a paciente, indignada.
Conforme a denunciante, no planejamento familiar, mulheres em processo para realizar laqueadura também foram surpreendidas.
Ela conta que no dia 17, algumas pacientes assistiram a uma palestra e entregaram toda a documentação necessária, sendo orientadas a retornar na semana seguinte para concluir o processo para a realização da laqueadura. Porém, ao comparecerem à unidade, foram informadas de que o serviço havia sido interrompido após a demissão do médico responsável.
“Como ficam as mães de 31 a 37 semanas?”, questionou a mulher, complementando: “Eles poderiam encaminhar para algum outro hospital, isso é um absurdo”, completou.
Diante dos fatos, o Portal RC24h entrou em contato com a prefeitura de Cabo Frio, questionando sobre as denúncias, e aguarda retorno.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.