InícioRegião dos LagosCabo FrioMoradores denunciam abandono do Mirante do Arpoador, em Cabo Frio

Moradores denunciam abandono do Mirante do Arpoador, em Cabo Frio

Acesso ao local foi fechado pela Defesa Civil há mais de um ano devido às más condições da estrutura. O Portal RC24h esteve no local e fez uma reportagem exclusiva mostrando os perigos do local, confira

Mais um ponto turístico de Cabo Frio se tornou pauta devido às constantes denúncias de abandono por parte da população. Desta vez, o alvo é o Mirante do Arpoador, localizado na Boca da Barra, próximo ao Forte São Mateus, interditado há mais de um ano pela Defesa Civil da cidade, já que apresenta perigo para moradores e turistas por conta do estado de abandono.

O mirante chegou a passar por obras em 2020, mas os trabalhos, apesar de não concluídos, foram interrompidos em 2021. Na época, o total investido seria de R$ 2.978.827,49 e a contrapartida da prefeitura, R$ 83.086,10.

Segundo o governo municipal, a paralisação nas obras ocorreu porque a empresa responsável pela reforma pediu um aditivo no contrato, que foi negado pela prefeitura.

Interdição feita em junho de 2022 / Imagem: ASCOM Cabo Frio/ Reprodução/ Redes sociais

Apesar do gasto com a “revitalização”, no dia 3 de junho de 2022, o acesso ao local precisou ser bloqueado pela Defesa Civil da cidade por conta do iminente perigo à população. Desde então, não foi reaberto e, conforme denúncias, o estado é de abandono total.

À época, foi anunciado que seria realizado um novo chamamento para empresas privadas interessadas em uma parceria público-privada, entretanto, até o momento, nada foi resolvido.

Atualmente, mais de um ano após o fechamento, diversos problemas chamam a atenção no mirante, como mato alto, muito lixo, tábuas soltas e mau cheiro. Buracos no chão, corrimões e decks com madeiras quebradas também são problemas relatados pela população.

Em relato ao Portal RC24h, um morador, identificado como Francisco Almeida, reclamou que a cidade passa por abandono, já que “tem um potencial turístico muito grande e poderia ser melhor explorado pelos governantes”. Declarou, ainda, que a situação não é atual.

Diante dos fatos, o Portal RC24h entrou em contato com a prefeitura de Cabo Frio, questionando se há alguma previsão para uma nova revitalização do mirante. Em nota, o município destacou que a reforma do mirante do Arpoador está prevista em convênio sob gestão da Caixa Econômica Federal, com recursos de emenda parlamentar.

Pontuou que, após a desistência do contrato pela empresa que venceu a primeira licitação, uma nova concorrência pública está sendo preparada e, ao que compete à gestão toda a documentação foi entregue e está sob análise da Caixa Econômica Federal.

Confira a nota completa:

“A Prefeitura de Cabo Frio informa que a reforma do Mirante do Arpoador, na Praia do Forte, está prevista em convênio sob gestão da Caixa Econômica Federal, com recursos provenientes de emenda parlamentar. Após a desistência do contrato pela empresa que venceu a primeira licitação, nova concorrência pública está sendo preparada. Ao que compete à gestão municipal, toda a documentação foi entregue e está sob análise da Caixa Econômica Federal.

Para manter a segurança no local, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos vai reforçar a barreira para conter o acesso de pessoas ao Mirante do Arpoador.Com relação aos gatos presentes no local, os animais são cuidados e alimentados por protetores, que são os únicos com autorização para acessar a área”.

A entrevista completa com Francisco Almeida, além da reportagem exclusiva feita pelo RC24h você confere abaixo:

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida e pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

Aspirante a jornalista. Mineiro morador de Cabo Frio, apaixonado por telejornalismo e pelo interior do Rio. Entre idas e vindas, jovem aprendiz no Portal RC24h desde 2020

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo