21/12/2024 — 23:52
  (Horário de Brasília)

Moradores de Cabo Frio e Búzios protestam por falta de energia após temporal

Situação se estende desde a última segunda-feira (16), quando fortes chuvas provocaram a queda de árvores e danificaram as redes de energia elétrica na região

Compartilhe

A falta de energia elétrica, persistente desde o último temporal na segunda-feira (16), quando fortes chuvas provocaram a queda de árvores e danificaram as redes de energia elétrica na região, culminou em manifestações de moradores em Cabo Frio e Búzios nesta terça (18) e quarta-feira (17). Revoltados com a situação, os residentes bloquearam vias e exigem uma solução imediata da concessionária responsável.

Em Cabo Frio, moradores da Estrada de Guriri se reuniram na manhã desta quarta-feira, completando 36 horas sem energia elétrica. O protesto pacífico, mas firme, visava chamar a atenção das autoridades e da concessionária para a necessidade urgente de restabelecimento do fornecimento.

Na terça-feira, foi a vez dos moradores do bairro Tucuns, em Búzios, realizarem um protesto similar. A falta de energia na região já ultrapassava 24 horas, impactando a rotina de todos os moradores.

A Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região, em nota, afirmou que já restabeleceu o fornecimento de energia para 99,4% dos clientes afetados pelas fortes chuvas, com descargas atmosféricas e rajadas de ventos, que provocaram a queda de galhos e árvores sobre a rede elétrica de cidades da Região dos Lagos.

A concessionária disse que, “nessas áreas, somente na segunda-feira foram registrados ventos entre 65 km/h e 85 km/h e mais de 2.350 raios – fenômeno recorrente no Estado do Rio e que causa danos ao sistema”. Ainda conforme a Enel, “a distribuidora acionou o seu plano de emergência e conta com reforço de equipes em campo para realizar os reparos necessários e restabelecer totalmente o serviço. Em alguns casos, o trabalho dos técnicos é mais complexo, seja reconstruindo trechos da rede atingida ou atuando em áreas de difícil acesso, como matas fechadas”.

A falta de energia elétrica, além de causar transtornos no dia a dia dos moradores, pode gerar prejuízos para comerciantes e impactar o turismo na região. A população espera uma solução rápida e eficiente para o problema.

*Vídeo: Folha de Búzios.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo