Moradores jogaram água em um gambá com a pelagem tingida de rosa no Centro de Búzios, na Travessa dos Pescadores, na tentativa de ajudar o animal, que havia entrado em uma lata de tinta.
O episódio chamou a atenção de moradores e turistas e rapidamente se tornou assunto nas redes sociais, gerando debate sobre se o gambá teria sofrido alguma ação de crueldade ou se caiu acidentalmente no recipiente de tinta, despertando curiosidade e preocupação.
O caso também levantou discussões sobre os cuidados e a proteção da fauna silvestre. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), é proibido matar, perseguir, caçar ou maltratar animais silvestres, incluindo gambás. A legislação prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem praticar atos de crueldade contra os animais.