back to top
quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioRegião dos LagosCabo FrioMoradora denuncia condições precárias no transporte escolar de Cabo Frio: "alunos em...

Moradora denuncia condições precárias no transporte escolar de Cabo Frio: “alunos em perigo”

Mãe relata falta de manutenção e afirma que algumas poltronas sequer têm cinto de segurança

Uma mãe de alunos da rede municipal de Cabo Frio está denunciando as condições precárias do ônibus disponibilizado pela prefeitura para fazer o transporte escolar no bairro Foguete. Conforme os relato dela nesta segunda-feira (19), a demanda é antiga e a falta de manutenção dos veículos “está colocando os estudantes em perigo”.

A moradora, que preferiu não se identificar, conta que a situação perdura desde que ela se mudou para Cabo Frio com os filhos, há 14 anos. Ela, que reside no Foguete, afirma que sempre existe um problema. “Ou o ônibus é velho demais, ou quebrava, ou ficávamos sem a rota ser feita. Isso até o governo de José Bonifácio”, explicou.

Ela contou que, depois do período da pandemia, as mães do Foguete se reuniram e conseguiram um utilitário para fazer provisoriamente o transporte, pois, conforme o relato, os veículos que estavam no pátio da prefeitura estariam sem licença. Ela conta que a situação só mudou no ano passado, após uma carta que enviou ao falecido prefeito.

“Só ano passado, em maio, que consegui um contato direto com o Zé, aliás foi até um dia do aniversário dele. Mandei uma carta para ele, e foi quando a nossa solicitação foi atendida e o micro-ônibus, zero quilômetro, veio trabalhar na rota do Foguete”, disse a mãe, destacando que a conquista ‘foi breve’: “Só que, com o tempo, ele [o ônibus] ficou pequeno, porque atende o bairro do Foguete e o bairro das Dunas. Esse ano, não lembro exatamente quando, ele foi substituído por um ônibus grande, só que um veículo velho e nesse [péssimo] estado de conservação”, relatou.

A denunciante conta que foi até a Secretaria de Educação de Cabo Frio (SEME) no dia 9 de julho para reclamar sobre a situação e foi informada que os ônibus seriam reformados durante o período de recesso escolar, contudo, conforme relato, nada ocorreu.

Com a falta de resposta, a moradora conta que foi novamente até a SEME na última semana, mas foi informada que não teria atendimento naquele dia. “Eu fiquei bastante revoltada, porque é um tipo de serviço prestado à população com péssima qualidade. A gente tem que ter o acesso à escola, mas o acesso com dignidade. Não é simplesmente levar o aluno, tem que levar com segurança”, destacou, complementando: “nem todos os brancos têm cinto e tem alguns que os cintos nem fecham. Olha só o estado que eles estão, suja a roupa da criança! (…) Semana passada tinha até cacos de vidro debaixo dos bancos”, finalizou.

Diante dos fatos, o RC24h entrou em contato com a prefeitura de Cabo Frio, questionando sobre a denúncia. Em nota, o município informou que o ônibus citado passará por manutenção e que “a Secretaria de Educação aguardava a chegada do material necessário para a realização do serviço”.

Confira a nota completa:

“A Prefeitura de Cabo Frio informa que, nesta terça-feira (20), o ônibus citado passará por manutenção. A Secretaria de Educação aguardava a chegada do material necessário para a realização do serviço”.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo