Prestes a completar dois anos de lançamento do projeto piloto, a Moeda Social Itajuru, da Prefeitura de Cabo Frio, chega à marca de R$ 9.130.000,00 investidos pelo Governo Municipal. O valor é referente ao período de outubro de 2021 até agosto de 2023, incluindo uma recarga extra a título do 13° da moeda em 2022.
Atualmente, o programa de transferência de renda circula em 11 localidades, atendendo 3 mil famílias e 253 comércios cadastrados. A maior parte dos itajurus é usada pelos beneficiários para aquisição de gêneros alimentícios (80%), farmácia (10%) e serviços (10%).
A moeda também está implantada na Boca do Mato, Monte Alegre, Porto do Carro e parte da Vila do Ar (expansão 1); em Maria Joaquina, em Tamoios (expansão 2); no Tangará, Parque Eldorado III e Emaús (expansão 3); Sinagoga, em Tamoios (expansão 4) e Jacaré (expansão 5).
Funcionamento da Moeda Social Itajuru
A Moeda Social Itajuru é um programa municipal de transferência de renda que beneficia 500 famílias em cada local em que é implantado, bem como os estabelecimentos comerciais daquela localidade, que se cadastram para receber os itajurus.
O processo de seleção é baseado no perfil social das famílias e visa atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, e que residam há, pelo menos, dois anos em Cabo Frio.
Além disso, o programa prevê prioridade para mulheres chefes de família, famílias numerosas, pessoas com deficiência, com renda per capita de até um salário mínimo e idosos com gasto excessivo comprovado em remédios.
Cada localidade possui comércios cadastrados no programa e os beneficiários só podem usar o cartão nos estabelecimentos da área em que residem. Para isso, basta que os usuários se dirijam aos comércios com o cartão e a senha, que é intransferível.
O valor do repasse iniciou em 200 itajurus e, em dezembro de 2022, foi reajustado para 220 itajurus, o equivalente a R$ 220. Em dezembro do mesmo ano, os beneficiários receberam uma recarga extra, a título de 13º da Moeda Social Itajuru.
O benefício pode ser utilizado para a compra de insumos, a exemplo de gêneros alimentícios, medicamentos, produtos de higiene e demais itens essenciais ao uso cotidiano.