InícioColunistaMODARC24h / PAOLA SIMÕES: Sapato Mary Jane

MODARC24h / PAOLA SIMÕES: Sapato Mary Jane

Sapato que lembra uma sapatilha esteve presente em vários desfiles e está na fila de hits para 2023

O sapato que lembra uma sapatilha esteve presente em vários desfiles e está na fila de hits para 2023. Ele tem bico fino ou arredondado é fechado e tem uma aparência ultra feminina e clássica. 

Ele tem dividido opiniões nas redes sociais, é o típico ame ou odeie.

O que talvez você não saiba é que quando esse sapato surgiu, em 1900, ele tinha uma proposta diferente. Com uma única tira para fechar, ele era unissex, criado para tornar mais prático vestir as crianças. Nessa época ele não tinha nome. Eis que em 1902 surgi uma boneca, que usava sempre o mesmo sapato. Era o personagem principal do quadrinho Buster Brown, seu nome era Mari Jane. Seu sucesso fez surgir a venda de sapatos com o seu nome. O quadrinho foi publicado até 1906, mas o sapato está vivo até hoje. 

Em 1920, o modelo preto de verniz virá febre, nesse ano surge o estilo que conhecemos atualmente como preppy. O estilo colegial, que bombou nessa época. 

De lá pra cá entre idas e vindas o sapato virou identidade do movimento punk rock e grunge. A modelo Twinggy, na década de 60, tornou o sapato sua marca registrada.

O Mary Jane passou pelas décadas pegando atualizações. Hoje em dia, ele vai do clássico ao tratorado, do preto ao pink, do verniz ao fosco…

Ele faz o estilo hi-low divinamente.

Ele também esteve presente na consolidação do feminismo. Quando as mulheres lutaram para derrubar os trajes conservadores. Muita minissaia surgiu com o Mary Jane compondo o look.

A polêmica toda em torno dele vem principalmente da estética do sapato, mesmo com spike ou neon, clássico ou com salto tratorado, de salto fino ou de plataforma….ele é visto como infantil. 

Para fazer você pensar sobre o assunto, vou deixar umas fotos. Tem sim como montar looks sem parecer infantil explorando apenas a vibe feminina do pisante.

*Paola Simões atua no mercado da moda há 17 anos. Atualmente, exerce a função de Visual Merchandising para algumas lojas da Região.

Formada em Designer pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), História da Arte pela Bircham International University e Figurino e Indumentária na instituição Senai Cetiqt (RJ)

Contatos: (22) 98851-7570 / paolasimoesmd@gmail.com / @eupaolasimoes (Instagram)  Facebook/Paola Simões / @eupaolasimoes (Snapchat)

**Todas as informações contidas neste texto são de inteira responsabilidade da colunista.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo