Muitas desavisadas tem me perguntado sobre o real motivo da californiana Forever 21 ter saido do Brasil. A empresa que virou símbolo do sucesso e da decadência do fast fashion fechou todas as suas 15 lojas no país, após oito anos de atuação por aqui. E fez uma queima de estoque na despedida. Mas qual foi o B.O?
A Forever 21 é uma marca jovem com pegada descolada que causou frisson quando chegou por aqui. Porém, diferentemente do sucesso que causou em outros países com peças baratas em dólar e euro, por aqui, seus produtos não eram vistos como baratos.
Impostos altos, custos de importação, infraestrutura e funcionários acabaram elevando o preço final das roupas…sem falar na pandemia.
Não podemos ignorar que a empresa, como outras do mesmo segmento, enfrenta um impacto global, com a concorrência de asiáticas on-line como Shopee e Shein. Em 2019, a companhia entrou em recuperação judicial nos Estados Unidos. No ano passado, fechou suas 44 unidades no Canadá.
Quem vai deixar de comprar um vestido de qualidade e estilo com preço lá em baixo e frete grátis da Shein?
Para vocês terem ideia, no Brasil, a rede chegou a enfrentar ações de despejo por atraso no pagamento do aluguel de lojas de shoppings. A proporção foi tão grande que os casos foram parar na Justiça e a marca foi processada por RioSul, Shopping Tijuca e Plaza Shopping Niterói.
Com a rede Multiplan, a varejista fechou um acordo no início de 2021, mas teve que fechar 11 de suas unidades nos shoppings do grupo.
A conta da Forever 21 Brasil ainda está no Instagram, mas não tem nenhuma foto ou destaques. Todos se perguntam se o fato da conta ser mantida é sinal de que pelo menos teremos vendas online da marca no futuro. Será?
*Paola Simões – Designer de Moda, Visual Merchandising e Instrutora de Yoga Vaishnava
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